Curiosidades

Relacionamento tóxico: sinais e soluções

Briga
0

Um relacionamento do mundo real não é perfeito como são nos filmes, séries e livros. Não existem pessoas perfeitas e, na verdade, é impossível ter um relacionamento bom sem conversas e momentos difíceis. Sabendo disso, é comum aceitar muita coisa que te deixa cansado, sem esperanças e frustrado. É normal ter problemas, mas um relacionamento tóxico é outra história.

Se você está constantemente cansado ou triste depois de passar certo tempo ou interagir com seu parceiro, então é uma boa ideia se atentar aos sinais de que seu relacionamento precisa mudar. Primeiramente, se você se encontra nessa situação, você provavelmente vai perceber esses sinais no seu parceiro, em si mesmo ou na relação. 

Falta de apoio

A falta de apoio é um sinal importante. O tempo gasto juntos deveria ser positivo e oferecer apoio, já que um relacionamento saudável se dá quando as duas pessoas que querem ver a outra ter sucesso em todas as áreas da vida. Se a pessoa acha que cada conquista é uma competição ou um problema, é algo preocupante.

Comunicação tóxica

A comunicação tóxica é um sinal que pode ser difícil de perceber porque ela é normalizada frequentemente. Ao invés de tratar o outro com carinho e respeito, a maior parte das conversas são cheias de sarcasmo, ressentimento, críticas e até hostilidade. Pode ser que vocês até evitem conversar.

Ciúmes excessivo

Relacionamento tóxico

Deagreez/Getty Images

O ciúmes é outro problema difícil de perceber, porque um pouco de ciúmes é normal, mas, quando o ciúmes é excessivo ao ponto de não conseguir pensar no sucesso do outro, isso é grave.

Como resultado, atitudes controladoras começam a acontecer. Dessa forma, isso pode se manifestar como um humor exageradamente negativo quando a pessoa não responde sua mensagem imediatamente ou a necessidade de saber tudo que a outra pessoa está fazendo o tempo todo. Com o agravamento disso, o comportamento pode até virar abuso.

Ressentimento

O ressentimento, no geral, não é um bom sinal. Não conseguir perdoar e ficar remoendo pequenas coisas acaba com a intimidade do casal. Assim, a frustração cresce ao ponto de nem aguentar conviver mais, diminuindo qualquer afeto que existia. 

Falta de honestidade

Já a falta de honestidade é, possivelmente, um dos sinais mais claros e fáceis de identificar um relacionamento tóxico. Se você percebe que está criando mentiras toda hora sobre onde está ou com quem está para evitar passar tempo com seu parceiro, é bom se atentar e identificar qual é o problema.

Desrespeito

Outro sinal é o desrespeito constante. Isso pode ser percebido em atrasos quando compromissos são marcados ou então nem comparecer ao compromisso, dizendo que “esqueceu”. Se a pessoa está desrespeitando seu esforço e tempo, não é um bom sinal.

Sendo assim, outra forma que isso pode se manifestar é em decisões financeiras. Quando a pessoa faz compras grandes ou investimentos importantes sem te consultar, ela não está considerando como aquilo pode afetar a relação. Isso é ainda mais importante em casos de união ou casamento.

Sacrfícios excessivos

No mesmo sentido, se você está constantemente ignorando seus próprios desejos, sempre fazendo o que seu parceiro quer, mesmo quando vai contra o que você quer, é um sinal claro de toxicidade. É esperado que sacrifícios sejam feitos, mas não deveriam ser feitos a toda hora, principalmente quando é só de um lado.

Estresse constante

Briga

Getty Images

O estresse constante é outro sinal que passa despercebido, já que ele cresce de pouco em pouco. É normal ter um pouco de tensão, mas estar sempre pisando em casca de ovo ou discutindo é um péssimo sinal.

Relações rompidas

Um relacionamento tóxico também tende a causar problemas em outros relacionamentos. O parceiro pode ter problemas com suas relações familiares e de amizade, então você pode acabar se isolando. Ou então você pode se encontrar tão cansada e ocupada com o relacionamento que nem tem tempo para se dedicar aos outros.

Falta de autocuidado

Quando chega nesse ponto, é possível não se importar mais consigo mesmo. Hobbies, cuidados com sua saúde, tempo para si são deixados de lado, criando um ciclo de ainda mais estresse e isolamento.

Caso você tenha se identificado com algum desses sinais, não precisa se desesperar. Se os dois possuem interesse em investir na melhora do relacionamento, é possível mudar.

Primeiramente, é necessário aceitar a responsabilidade e reconhecer as atitudes que causaram problemas. Da mesma forma, você precisa sair do lugar de apontar o dedo e começar a entender, se abrindo para mais diálogos. 

Estar disposto a ter ajuda de outros é muito importante também, seja de amigos ou profissionais. Agora que você sabe desses sinais, procure construir relações saudáveis!

 

Por que tantos vulcões estão entrando em erupção?

Artigo anterior

Recordes mundiais impossíveis de quebrar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido