Por que algumas pessoas estão sempre com as mãos muito frias?

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      05/09/16 às 16h01

Com certeza você já conheceu uma pessoa que tem as mãos sempre muito geladas. Mas isso não é porque o tempo está frio. Aliás, você também já deve ter ouvido falar naquela expressão "Mãos frias, coração quente". Essa fala, que é mais uma brincadeira, é dita quando uma pessoa está com as mãos frias, mas que possui o coração cheio de amor.

A bem da verdade é que uma coisa tem nada a ver com a outra. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ter as mãos frias não é apenas uma sensação estranha como pode, também, ser um indício de problemas circulatórios. Algumas vezes, quando a temperatura está abaixo dos 36 graus (temperatura média de nosso organismo) pode chegar a ser um problema sério.

Como é o caso da Síndrome de Raynaud, uma alteração que é caracterizada pelo baixo nível de coloração das pontas dos dedos, pés e outras partes do organismo, é produzida por vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos), ou seja, consequentemente haverá redução da circulação sanguínea, fazendo com que o calor não alcance as extremidades.

01

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem.

Em diversas situações essa síndrome surge por conta da aparição de outras doenças, como a Artrite Reumatoide, Lúpus Eritematoso ou Diabetes. Mas, é claro que, esses não são os únicos motivos pelos quais a diminuição da temperatura aparece. Alguns outros fatores que podem causar essa baixa de temperatura são:

Estresse

Quando nos encontramos em estado de alerta, o Sistema Simpático é ativado, causando vasoconstrição. Por exemplo, quando uma pessoa está estressada é comum que sua temperatura diminua, voltando a subir a partir do momento em que começa a relaxar.

03

Não dormir

Quando não dormimos a temperatura de nosso organismo se reduz levemente.

O próprio frio

Como dissemos acima ele não é a única causa, mas é uma das. E, por isso, é preciso que se tenha cuidado com ele. Quando há redução da temperatura ambiente, ocorre vasoconstrição, consequentemente, fazendo com que a temperatura do corpo diminua.

De qualquer maneira, mãos frias não são um sinal de alerta máximo. Na maioria das vezes, as pessoas que possuem mãos frias não possuem a Síndrome de Raynaud, mas é importante ficar atento a quaisquer outros problemas associados a ele. O ideal, sempre, procurar ajuda médica.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Encontraram algum erro? Ficaram com alguma dúvida? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: juliamarreto

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+