Curiosidades

Quais planetas têm características semelhantes à da Terra?

0

O primeiro exoplaneta foi descoberto na década de 1990 e desde então milhares de outros parecidos já foram descobertos. No entanto, isso não quer dizer que as descobertas de outros planetas não sejam importantes. Até porque, até o momento não foi encontrado nenhum outro planeta habitável e capaz de ter vida. Porém alguns com características parecidas com o nosso já foram vistos.

A Terra tem cerca de 4.500 milhões de anos, uma atmosfera rica em nitrogênio e um perfeito equilíbrio que faz com que as temperaturas sejam ideais para a existência de vida humana. E claro, tem a proporção ideal de oxigênio para que a respiração aconteça.

Por conta disso que os pesquisadores buscam planetas fora do nosso sistema solar que tenham características parecidas. Mesmo que milhares de exoplanetas tenham sido descobertos, somente alguns têm essas especificidades.

Planetas parecidos com a Terra

Galeria do meteorito

Na procura por planetas, a NASA usa várias ferramentas, como por exemplo, o Satélite de Sondagem de Exoplanetas em Trânsito (TESS). Foi ele quem conseguiu identificar o TOI 700 d, que é um planeta perto do tamanho do nosso e também está na zona habitável da sua estrela. Ele é 20% maior do que a Terra, completa sua órbita em 37 dias e recebe 86% da energia solar que nosso planeta recebe.

Além dele, um outro visto é o chamado Kepler-452b, encontrado pela nave espacial Kepler. No caso dele, ele é maior, faz sua órbita em uma estrela G2 e tem proporções parecidas com a do sol e da Terra. Por conta da sua órbita, é possível que exista água líquida nesse planeta. O Kepler-452b orbita sua estrela em 385 dias, ela é 20% mais brilhante e 10% maior do que o sol, e ele também está na zona habitável.

Dentre todos os planetas que os humanos sonham em habitar, com certeza, Marte está no topo da lista. Mas será que ele é habitável? O planeta tem estações, vulcões e regiões com água salgada líquida. Mesmo assim, as condições do terreno congelado dele não são propícias para a vida como ela é conhecida.

Descoberta

National geographic

Esses planetas foram vistos fora do nosso sistema solar. Contudo, uma descoberta interessante foi feita dentro dele. Enquanto estudavam o movimento dos objetos celestes no Cinturão de Kuiper, na órbita de Netuno, os pesquisadores japoneses descobriram a possibilidade de um planeta parecido com a Terra e que ainda não foi descoberto em nosso sistema solar.

Depois dessa observação, uma equipe de astrônomos sugere o impensável: a possibilidade de existir um planeta parecido com a Terra que ainda não foi descoberto no nosso próprio sistema solar.

No entanto, conseguir descobrir objetos celestes no sistema solar é bem complicado. Para que isso seja feito, é preciso encontrá-lo através de observações do movimento de outros astros. No caso de Netuno, por exemplo, ele foi descoberto quando o astrônomo e matemático Urbain Le Verrier conseguiu identificar uma diferença entre a órbita vista em Urano e a maneira como a física newtoniana a previa.

Por conta disso, ele suspeitou que essa mudança na órbita fosse fruto de uma influência gravitacional de um planeta depois de Urano. Quando o astrônomo alemão Johann Gottfried Galle foi checar o lugar onde esse novo planeta estaria em teoria, ele descobriu Netuno.

Por anos os astrônomos especulam a existência de um nono planeta que ainda não foi descoberto no nosso sistema solar. Ele é conhecido como Planeta 9. Com essas observações, os cientistas japoneses foram ainda mais além e sugeriram que pode existir um outro planeta parecido com a Terra a ser descoberto, e que esteja bem perto de nós.

Em um artigo, os astrofísicos Patryk Sofia Lykawka, da Universidade Kindai, no Japão, e Takashi Ito, do Observatório Astronômico Nacional japonês, fizeram a análise do movimento dos objetos celestes no Cinturão de Kuiper.

Eles concluíram, depois de simulações feitas, que um planeta do tamanho da Terra poderia ser a razão dos movimentos fora do comum dos astros depois da órbita de Netuno.

De acordo com os pesquisadores, a massa desse planeta seria entre 1,5 e três vezes maior do que a do nosso planeta, e sua órbita seria inclinada em aproximadamente 30 graus.

Ainda conforme as suposições deles, ele estaria escondido no Cinturão de Kuiper, que é um anel circunstelar que vai além da órbita de Netuno. O suposto planeta foi chamado de Planeta do Cinturão de Kuiper (KBP) e ficaria a uma distância de até 500 unidades astronômicas (UA) do sol, o que são 500 vezes a distância entre a Terra e o sol. Isso seria mais próximo do que o famoso Planeta 9.

Os pesquisadores ainda ressaltam que essas suposições são independentes da existência do suposto Planeta 9.

Fonte: Metro world news, Terra

Imagens: Galeria do meteorito, National geographic

Turista morre ao saltar do bungee jump mais alto do mundo, em torre de mais de 230 metros

Artigo anterior

Abundância de água doce na desértica Dubai coloca em risco o Golfo Pérsico e o clima do planeta

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido