Curiosidades

Astrônomos identificaram duas novas ‘super Terras’

0

O universo é vasto e misterioso. Esse vácuo, conhecido como espaço, ainda é uma grande incógnita para os seres humanos e esconde segredos inimagináveis. Por isso, sempre novas descobertas são feitas, como por exemplo, essa feita por astrônomos que identificaram duas super Terras.

Essa descoberta foi possível graças aos telescópios espaciais da NASA. Os dois planetas são rochosos, assim como a Terra, e estão orbitando de maneira mais distante do Sol, numa distância equivalente a 33 anos-luz de distância do nosso planeta.

Esses dois planetas também orbitam uma estrela vermelha anã, e foram chamados de HD 260655 b e HD 260655 c. Eles acabaram sendo chamados de super Terras porque se parecerem com o nosso planeta, mas com um tamanho maior.

Super Terras

Root nation

Por exemplo, o planeta “b” é 1,2 vezes maior que a Terra e tem uma temperatura estimada de 435°C. Já o “c” é 1,5 vezes maior que o nosso e sua temperatura chega aos 284°C.

Segundo Michelle Kunimoto, do Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial do MIT, ela explicou o motivo desses dois planetas serem perfeitos para estudos mais aprofundados.

“Ambos os planetas neste sistema são considerados entre os melhores alvos para o estudo atmosférico devido ao brilho de sua estrela. Existe uma atmosfera rica em voláteis ao redor desses planetas? E há sinais de água ou espécies baseadas em carbono?”, disse ela.

Descoberta

Mashable

Como se esses fatos já não fossem o bastante, Michelle também falou a respeito de possíveis descobertas que podem surgir a partir da novidade vinda dos satélites.

“Esses planetas são fantásticos bancos de teste para essas explorações. Cada planeta que orbita uma estrela terá uma pequena atração gravitacional sobre sua estrela. O que estamos procurando é qualquer movimento leve dessa estrela que possa indicar que um objeto de massa planetária está puxando-a”, concluiu.

Mais “Terras”

A descoberta de planetas parecido com o nosso não é uma coisa que nunca foi vista antes. Tanto que, em 2019 foi descoberto uma estrela a apenas 35 anos-luz de distância de nós. E ela hospeda vários exoplanetas rochosos, além de ter uma boa chance de ser habitável.

Ao redor da anã vermelha L 98-59 orbitam, pelo menos, quatro planetas. E todo esse sistema parece ser bem fascinante. De acordo com as observações feitas, elas confirmam o que pesquisas anteriores tinham sugerido: a existência de um mundo terrestre com metade da massa de Vênus.

Essas novas observações vão além. Elas também revelaram novos mundos nesse mesmo sistema, incluindo um planeta oceano, e o que parece ser uma explosão da super-Terra no meio da zona habitável da estrela.

As descobertas são um marco muito grande, não apenas na busca por outros mundos potencialmente habitáveis, mas também na busca por exoplanetas rochosos como a Terra, Marte e Vênus.
O terceiro exoplaneta, tem aproximadamente 1,5 vezes o tamanho e o dobro de massa do nosso planeta. Os pesquisadores descobriram que esse exoplaneta tem um perfil de densidade que sugere um alto teor de água. Até 30% da massa desse exoplaneta poderia ser água. Isso faria com que o mundo fosse oceânico.
“Temos indícios da presença de um planeta terrestre na zona habitável deste sistema. Este sistema anuncia o que está por vir. Nós, como sociedade, temos perseguido planetas terrestres desde o nascimento da astronomia e agora estamos finalmente nos aproximando cada vez mais da detecção de um planeta terrestre na zona habitável de sua estrela, da qual poderíamos estudar a atmosfera”, disse o astrónomo Olivier Demangeon, da Universidade do Porto, em Portugal.

Exoplanetas

YouTube

Por mais que potencialmente existam muito mais exoplanetas na Via Láctea do que estrelas, os astrônomos só encontraram e identificaram alguns deles de maneira conclusiva.

Isso acontece porque eles são bem menores, mais escuros e mais difíceis de serem vistos, e os métodos que os pesquisadores usam funcionam melhor em exoplanetas mais massivos e que estão relativamente perto de suas estrelas.

Fonte: Aventuras na história, Universo racionalista

Imagens: Root nation, Mashable

Dona Janete, que relatou passar fome, recebe ajuda e compartilha seu sonho de pagar faculdade da neta

Artigo anterior

Almir Sater é tietado por policiais após ser parado em blitz

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido