Curiosidades

Turista morre ao saltar do bungee jump mais alto do mundo, em torre de mais de 230 metros

0

Existem aquelas pessoas que são viciadas em adrenalina. Elas estão sempre em busca de coisas radicais para fazer e que muita gente não teria coragem, como por exemplo, saltar de paraquedas, ir em uma montanha russa, ou saltar de bungee jump.

O bungee jump nada mais é do que se prender pelos pés, ou pela cintura, na ponta de um cabo elástico, fixar a outra ponta do cabo em algum lugar bem alto e então se jogar de lá de cima. Em definição, a atração é bem simples. O que realmente é preciso é coragem para se jogar de algum deles.

Mesmo que pareça uma coisa totalmente arriscada e sem noção para algumas pessoas, outras não veem a hora de poder pular de um. Contudo, assim como em qualquer outra atividade, acidentes podem acontecer.

Caso

O Globo

Esse foi o caso de um turista japonês de 56 anos que acabou morrendo depois de pular de uma altura de mais de 230 metros no bungee jump mais alto do mundo, na Torre de Macau. De acordo com as autoridades, o homem sentiu uma falta de ar e perdeu a consciência logo depois do salto, que aconteceu na tarde do último domingo.

Conforme a mídia local, o homem não teve ferimentos no corpo. No entanto, ele tinha algumas condições médicas, como problemas cardíacos, hipertensão e diabetes.

De acordo com a Skypark by AJ Hackett, empresa responsável pelo bungee jump e outras atrações na Torre de Macau, os clientes devem sempre informar a respeito de qualquer condição médica antes que eles façam qualquer uma das atividades.

No caso do salto do bungee jump, ele custa mais de R$ 1.700 e a empresa diz já ter feito mais de quatro milhões de saltos bem sucedidos no mundo todo. Além disso, ela pontuou que tem um “registro de segurança perfeito”. “Nós nos esforçamos para alcançar um alto nível de segurança para nossos clientes e tripulação”, disse a empresa.

Bungee jump

Todo mundo corre

Por mais que o caso desse turista possa amedrontar várias pessoas, existem aquelas que ainda assim amam a adrenalina que o bungee jump proporciona. Até porque, no caso do turista japonês, o ponto da fatalidade foram suas doenças prévias.

Para aqueles que viajam o mundo em busca dessa experiência existem vários bungee jumps ao redor do mundo para serem visitados. Veja alguns dos mais altos do mundo.

7° – Barragem de Kolnbrein, Caríntia, Áustria

Dentre os maiores bungee jumps do mundo, o sétimo lugar está na Áustria, com seus 169 metros. A barragem onde ele fica foi construída de 1971 a 1979. Ela é a mais alta do país e tem sido usada para bungee jump desde 2010.

6° – Ponte Niouc, Val d’Anniviers, Suíça

Essa ponte é a maior passarela suspensa do mundo e o maior gasoduto do planeta, além de ser a maior ponte do país. Depois de passar por uma reforma em 1996, a Ponte Niouc se tornou o lugar mais alto de bungee jump da Europa, com seus 190 metros.

5° – Ponte Europabrücke, Innsbruck, Áustria

A Áustria tem alguns pontos de bungee jumps, como por exemplo, essa ponte que atravessa o rio Sill e que ocupa o quinto lugar, com seus 192 metros.

4° – Bloukrans Bridge, Western Cape, África do Sul

Esse lugar na África do Sul é o maior salto de bungee jump comercial do mundo, com seus 216 metros. A Bloukrans Bridge foi a primeira ponte africana a se tornar um lugar para fazer bungee jump.

3° – Contra Dam, Ticino, Suíça

Essa represa também é chamada de Represa Verzasca ou Represa de Locarno. Ela ficou famosa porque no filme de James Bond, de 1995, o agente pula da represa na abertura. Desde então, esse ponto se tornou um lugar de bungee jump. Ele é o terceiro entre os bungee jumps mais altos do mundo, com seus 220 metros.

2° – Torre de Macau, Macau, China

O segundo bungee jump mais alto do mundo fica na China, com seus 233 metros. O primeiro salto nele foi no dia 17 de janeiro de 2006. Quem saltou foi AJ Hackett, que em seu salto quebrou seu próprio recorde no Guinness de “O maior salto de bungee jump de um prédio”.

1° – Royal Gorge Bridge, Colorado, Estados Unidos

O primeiro lugar entre os maiores bungee jumps do mundo vai para a Royal Gorge Bridge. O salto tem 321 metros. Além de ser o bungee jump mais alto do mundo, essa ponte deteve o título de mais alta do mundo entre 1929 e 2001. Ainda assim, ela continua sendo a ponte mais alta dos EUA.

Fonte: O Globo,  Todo mundo corre

Imagens: O Globo,  Todo mundo corre

Ciência tenta entender o que leva uma pessoa a trair

Artigo anterior

Quais planetas têm características semelhantes à da Terra?

Próximo artigo