Curiosidades

Qual a diferença do Instagram Beta para a versão normal?

0

Praticamente todas as pessoas hoje em dia usam pelo menos uma rede social. Alguns chegam a administrar mais de 3 e postam diariamente seus conteúdos de vídeo e, o mais comum, fotos. Dentre as mais usadas está o Instagram, a plataforma que começou em 2010 e com o passar do tempo foi ganhando cada vez mais usuários.

Nosso país é um dos que mais tem adeptos às redes sociais. No caso do Instagram, o Brasil é o segundo lugar no ranking de quantidade de usuários no mundo, perdendo somente para os EUA. Para se ter uma noção, são cerca de 99 milhões de pessoas que usam a rede social todos os dias.

Por conta dessa enorme quantidade de pessoas, várias versões surgem para atrair ainda mais o público, indo desde o Instagram Beta até a versão normal da plataforma. Mesmo que as pessoas saibam da existência desses dois tipo, elas podem não saber que as versões foram criadas com um objetivo, atendendo à demanda do público. Por isso que elas têm diferenças entre si.

Diferenças

Origem dos apps

De acordo com o SemRush, um bilhão de usuários ativos acessam o Instagram no mês no mundo todo. Dessa quantidade, 500 milhões de usuários ativos acessam a rede social todos os dias globalmente. Esses números são de pessoas com a versão normal do Instagram.

Já com relação ao Instagram Beta, ela é a versão do app que ainda está em desenvolvimento. Nela, as pessoas podem testar novidades ou funcionalidades antes de elas serem disponibilizadas para o público geral, ou antes que elas estejam totalmente desenvolvidas. Essa versão funciona como um grande modelo de testes que apresenta os recursos previamente para um público mais restrito.

Por conta dessas diferenças, cada uma das versões tem suas vantagens e desvantagens. Todas elas são direcionadas para objetivos específicos do público que as tem. No caso, uma é para as pessoas que querem usar o Instagram para se divertir e a outra versão é para quem quer estar por dentro das novidades do aplicativo antes de todo mundo.

Além disso, outra diferença é que a versão normal do Instagram pode ser baixada nos dispositivos através da loja de aplicativos. Já o Instagram Beta só pode ser acessado através do sistema de testes do Google, apenas no Android.

Instagram Beta vale a pena?

Olhar digital

Essa versão está cheia de novidades porque, como dito, ela deixa disponível as funções antes de elas serem lançadas para o grande público. Então, vale a pena para as pessoas que querem ter acesso a funcionalidades diferentes.

Contudo, por ele ser um programa de testes e ainda em desenvolvimento, é normal que aconteçam alguns bugs e instabilidade que podem fazer com que haja problemas no uso do aplicativo. Isso é uma desvantagem bem grande com relação à versão normal do app, que normalmente funciona sem nenhum problema.

Com esses prós e contras, vai de cada um qual versão do Instagram a pessoa acha que vale mais a pena ou que mais se encaixa com o que ela quer ter da rede social. Se é usar o app sem maiores problemas ou acompanhar as novidades antes de elas saírem.

Publicação

Canaltech

Seja na versão que for, todo mundo quer postar fotos com qualidade. Hoje em dia, o Instagram tem um suporte para fotos com uma resolução de 320 a 1080p. Se a imagem tiver uma resolução menor, ela será ampliada, o que fará parecer que ela está borrada. E se ela for maior, a rede social a compacta de forma automática, o que faz com que ela perca qualidade.

Para que isso seja evitado, é possível fazer algumas coisas. A primeira, e a mais importante, é redimensionar a foto para que ela esteja dentro da faixa recomendada para cada tipo de postagem.

Além disso, a pessoa pode postar as fotos sempre no formato JPG ou JPEG. Até porque, as que são no formato PNG, BMP ou algum outro irão ser convertidas para o JPG, o que por si só pode fazer com que a qualidade da imagem caia.

Outra recomendação é postar a foto através do smartphone, mesmo que dê para postá-la através da versão web no computador. Isso porque as fotos postadas diretamente da área de trabalho do computador podem perder a qualidade.

A última dica é, quando for possível, compactar a foto com algum aplicativo online ou com o Photoshop. Dessa forma ela não ficará muito pesada e o Instagram não fará a compactação, com isso, não irá mudar a qualidade da foto.

É importantíssimo saber qual é o tamanho ideal de cada tipo de postagem.

Feed – no formato quadrado, o recomendado é que o post tenha uma resolução de 1080 x 1080 pixels, a máxima permitida. Já no formato retrato, é indicado que a proporção seja de 4:5, com a largura sendo um pouco menor que a altura da foto com uma resolução de 1080 x 1350. Enquanto que no formato paisagem, a proporção deve ser de 16:9 e qualidade de 556 x 1080.

Stories e Reels – a proporção para eles deve ser de 9:16 com o tamanho de 1080 x 1920 que também são válidos para os vídeos dos dois

Fonte: Olhar digital, Hardware

Imagens: Olhar digital, Origem dos apps, Canaltech

Verdade ou mito: cachorros pequenos vivem mais?

Artigo anterior

É melhor dormir sozinho ou acompanhado? Ciência responde

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido