Curiosidades

Qual é a moeda do Catar?

0

Esse ano a Copa do Mundo acontecerá no Catar. Mesmo que pareça longe, mais de um milhão de fãs de futebol irão para o país entre novembro e dezembro. Nesse sentido, um ponto muito importante a se saber é qual é a moeda do país e quais podem ser levadas para serem gastadas no país sede do maior torneio de futebol.

A moeda oficial do Catar é o Riyal e ela é a única moeda aceita no país. Mas é claro que alguns lugares específicos, como hotéis internacionais, podem eventualmente aceitar outras moedas, como por exemplo, o dólar americano e algumas moedas de países vizinhos. No entanto, se o valor pago precisar de troco, ele será feito em Riyal.

Em média, a cotação da moeda do Catar com relação a outras é a seguinte:

  • Real: 1,42
  • Euro: 0,23
  • Dólar Americano: 0,27
  • Libra Esterlina: 0,20

Por conta disso, se um brasileiro tiver euros ou dólares guardados e os tenha comprado com uma cotação boa, é interessante levar essas moedas para o Catar e apenas quando estiver no país trocá-las por Riyal.

Moeda

UOL

Já para os brasileiros que não têm essas moedas, o recomendável é estudar a cotação em algumas casas de câmbio do Brasil que já oferecem a moeda aqui no nosso país e com uma cotação bem interessante. E conforme a Copa do Mundo vai se aproximando de começar, mais casas de câmbio devem oferecer a moeda para seus clientes.

Pode ter gente pensando em trocar primeiro o dinheiro por dólares americanos ou euros e depois trocá-los por Riyal no Catar. Contudo, fazer isso pode ter como resultado uma perda grande de dinheiro. Isso porque o real está perdendo seu valor e o câmbio é uma coisa instável.

Quando a pessoa já estiver no Catar, ela pode trocar sua moeda por Riyals em várias casas de câmbio em Doha, como por exemplo, a Alfardan Exchange, Lulu Exchange, National Exchange, Gulf Exchange ou no QNB, Qatar National Bank. E para que essa troca seja feita é preciso, eventualmente, que a pessoa apresente seu passaporte.

Catar

Segue viagem

Por mais que essa pequena e conservadora nação muçulmana tenha se retratado como uma nação acolhedora para os estrangeiros, os valores muçulmanos tradicionais continuam fortes no emirado. Por conta disso, os torcedores devem ficar atentos às leis e costumes culturais do país. Veja alguns exemplos:

Álcool – No Catar, o álcool é servido somente em restaurantes e bares de hotéis que têm licença, e é ilegal consumir em outro lugar. No entanto, os moradores não-muçulmanos de Doha que têm licença para bebidas alcoólicas podem beber em casa.

Durante a Copa do Mundo 2022, os torcedores poderão comprar cerveja Budweiser dentro dos complexos dos estádios antes e depois dos jogos, mas não nas arquibancadas. Além disso, eles também poderão beber à noite em uma “zona de fãs” no centro de Doha.

Normalmente, a embriaguez pública é punida com multas pesadas e prisão. Contudo, de acordo com o chefe das operações de segurança do Catar, durante a Copa a polícia fechará os olhos para a maioria das ofensas. Mas se alguém entrar em uma briga bêbado ou danificar propriedade pública, a polícia irá fazer prisões.

Drogas – Quando se trata de drogas, o país é um dos mais restritivos. Ele proíbe a cannabis e até medicamentos de venda livre, como narcóticos, sedativos e anfetaminas. Por conta disso, a venda, o tráfico e a posse de drogas ilegais podem levar a penalidades severas, como por exemplo, penas de prisão de longo prazo seguidas de deportação e multas pesadas. E ser acusado de contrabando de drogas pode levar à pena de morte.

Ao chegar ao Aeroporto Internacional de Hamad, os turistas devem saber que as autoridades escaneiam malas e os passageiros e prendem aqueles que estiverem com qualquer quantidade de droga, por mínima que ela seja.

Ofensas – Com relação às ofensas, mostrar o dedo do meio ou xingar, principalmente ao lidar com a polícia ou outras autoridades, pode levar à prisão. Nesse sentido, a maior parte dos casos criminais no Catar com turistas presos é por conta de tais atos.

Outro costume do país é que muitas mulheres e homens não vão apertar a mão do sexo oposto, eles esperam que uma mão seja oferecida. Além disso, filmar ou tirar fotos de pessoas sem o consentimento delas, e também tirar fotos de locais militares ou religiosos podem ter como resultado um processo judicial.

Por fim, pense duas vezes antes de discutir religião e política com os habitantes locais, sem contar que insultar a família real pode levar à prisão.

Fonte: Guia do Qatar, Indian press

Imagens: UOL, Segue viagem

Quantos dias do seu trabalho servem só para pagar impostos?

Previous article

Torcedor inglês compra cervejas de todos os países da Copa 2022

Next article

Comments

Comments are closed.