CuriosidadesEntretenimento

Qual é o significado do pentagrama? E da suástica?

0

O pentagrama é um dos símbolos mais antigos, utilizado para a representação da união e epítome. Ele é associado à magia e ao mistério, e é bem conhecido pelos paganistas, de uma forma geral, durante toda sua existência vem sendo usado como um talismã.

Por exemplo, para os Hebreus, os cinco livros Pentateucos, o conhecemos mais como o Torá dos Judeus (para quem não sabe, o Torá é o equivalente à Bíblia pra os cristãos), durante a Idade Média, o pentagrama era símbolo de verdade proteção contra espíritos ruins e demônios. Os cristãos acreditavam que representava as chadas de Jesus Cristo, ou os cinco estigmas.

Já os Druidas relacionavam o pentagrama ao Divino, ou seja, a cabeça de Deus e para os Celtas a deus do Amor e da Guerra, Morrigham. Enquanto, mais atrás um pouco, na Mesopotâmia, queria dizer o Poder Imperial. Pitágoras acreditava ser o representante da saúde e conhecimento. E os Egípcios acreditavam haver relação entre o símbolo e as pirâmides, isso porque representava, para eles, o útero da Terra.

O vídeo acima mostra alguns exemplos de Pentagramas espalhados e usados pelos mais variados tipos de cultura, espalhadas pelo mundo.

De acordo com a Numerologia, o pentagrama é a soma de cinco elementos, dois femininos e três masculinos, assim, dentro do Esoterismo, o pentagrama corresponde aos cinco elementos: terra, ar, fogo, água espírito. Apesar de um pouco diferente, os Chineses tinham um pensamento parecido, as pontas representam os seguintes elementos: terra, água, fogo, madeira metal, sendo que um elemento está diretaente conectado ao outro por dependência, por exemplo, a terra gera a madeira, e assim por diante.

Esse vídeo (em espanhol) explica certos significados de alguns dos diferentes símbolos que podem ser encontrados em seu interior.

Suástica

Apesar de estar fortemente ligada ao Nazismo, por ter sido a imagem escolhida para compor a bandeira nazista alemã. O que poucas pessoas sabem é que esse não é seu verdadeiro significado. A Suástica representa um ciclomanifestaçãoregeneraçãoação. Os “braços” desse símbolo são correspondentes a um sentido giratório ao redor de um ponto imóvel.

Fundamentalmente, existem dois tipos de suástica, aquela que possui os “braços” apontando para a direita, estão ligadas diretamente ao masculino, aquela que é inversa, ao feminino. Respectivamente, elas dizem respeito aos impulsos cósmicos evolutivo involutivo.

Nazismo

02.

suástica foi utiliazada de forma negativa pelos nazistas, simbolizando a identidade ariana. Além disso, sua posição tradicional foi alterada, fazendo com que uma das pontas estivesse voltada para cima e outra para baixo. De acordo com alguns especialistas, essa atitude está ligada diretamente ao desejo de usá-la referente à magia negra.

Anteriormente ao Nazismo, a suástica era considerada um símbolo de sucesso, sorte e prosperidade, sendo importante apontar que, o termo vem do Sânscrito, e quer dizer prazer, felicidade, sorte.

https://www.youtube.com/watch?v=TOEdaJVa92A

No vídeo acima, o professor Samir Lahoud, explica alguns dos significados do símbolo e sua ligação com o Nazismo.

 Cruz Gamada

indiana swastika

Outra interpretação para a suástica é sua relação com o Sol. Também chamada de Cruz Gamada, ela representa o ciclo do nascimento e renascimento. Isso quer dizer que esse símbolo está ligado com a condição cósmica de movimentação contínua. Além de sua representação solar, ela diz respeito aos pontos cardeais.

Esse símbolo foi encontrado nas mais diversas culturas antigas e primitivas ao redor de todo o mundo. Desde as catacumbas cristãs da Grã-Bretanha, Irlanda, Micenas e Gasconha até as culturas etruscas, celtas, germânicas, hindus, gregas… Além da Ásia Central e da América pré-Colombiana.

 

E aí pessoal, já sabiam desses significados? Gostaram da matéria? Sugestões, correções? Não se esqueçam de comentar!

Como são as escolas e os uniformes escolares ao redor do mundo?

Artigo anterior

7 problemas que todo mundo que mora em prédios enfrenta diariamente

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido