Entretenimento

Qual filme que o Chaves queria ver?

0

Até os dias de hoje, Chaves é um sucesso, principalmente entre as pessoas que foram crianças nos anos 1990 no Brasil. Contudo, o seriado é ainda mais antigo. Ele foi ao ar pela primeira vez no dia 20 de junho de 1971, no México. O que faz com que o programa ainda conquiste pessoas no mundo todo é sua genialidade, inocência e, claro, pelas mensagens que aborda por trás das histórias contadas.

No Brasil, Chaves estreou no dia 24 de agosto de 1984 como parte da programação do SBT. Desde sua estreia o programa foi um dos grandes sucessos da emissora. Não importava quando Chaves ia ao ar, ele era sinônimo de grande audiência.

O sucesso do seriado era tanto que ele ficou no ar durante 36 anos. Ele só parou de ser exibido por causa de uma disputa judicial envolvendo a família de Roberto Bolaños, que era o criador do seriado e dava vida a Chaves.

Mistério

Tenor

Mesmo com tanto sucesso e praticamente todo mundo sabendo de cor os episódios, Chaves ainda tem seus mistérios que nem todas as pessoas sabem. Um deles envolve a icônica frase: “Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé”. A frase é dita no episódio “Vamos ao cinema?”, de 1979. A dúvida que fica no ar era qual seria o filme do Rei do Futebol que Chaves preferia ter ido ver?

Todos sabemos que Chaves é um seriado mexicano, logo, o idioma original dele é espanhol. Então a dublagem acaba mudando algumas coisas para fazer mais sentido para as pessoas daquele país, e essa frase foi uma delas. Originalmente, o personagem fala: “Mejor hubieramos ido a ver al Chanfle” ou “Teria sido melhor ver o Chanfle”.

Filme

Monet

O filme “El Chanfle”, que era estrelado pelos atores do seriado, foi lançado no México no mesmo ano em que o episódio foi ao ar. E todos os atores de “Chaves” faziam parte do elenco. O filme contava a história de Chanfle, que era um roupeiro do time de futebol América do México. No entanto, esse filme não veio para o nosso país.

Por conta disso, no momento da dublagem Pelé acabou sendo o escolhido. A dublagem foi feita em 1990, época em que o episódio foi exibido no Brasil, mais de uma década depois que o episódio original foi gravado.

Com relação a Pelé e os longa metragem, o Rei do Futebol já atuou em vários durante toda sua carreira. Justamente por isso que é difícil saber qual filme exatamente Chaves queria ter ido assistir. Até porque, entre 1979 e 1990, Pelé fez parte de vários, como por exemplo, “Os Trombadinhas” (1979), “Fuga para a Vitória” (1981), “A Vitória do Mais Fraco” (1983), “Pedro Mico” (1985) e “Os Trapalhões e o Rei do Futebol” (1986).

Chaves

Metrópoles

Além de qual era o filme do Pelé que Chaves queria ver, existem outros mistérios que o rodeiam. Como por exemplo, ele realmente mora no barril no pátio da vila?

Nesse ponto, a história do seriado se mistura com a trajetória dele na televisão mexicana. Isso porque, antes de Chaves fazer parte do catálogo da Televisa, o programa, que era um dos quadros pertencentes ao Programa Chespirito, pertencia à Televisión Independiente de Mexico (TIM), emissora que ficava no canal 8.

Por conta disso, as pessoas chamavam o programa de “El Chavo del Ocho”, “O Chaves do 8” em português. No começo, o nome fazia referência ao canal onde o programa podia ser assistido. Contudo, depois que a TIM passou por uma fusão com a Televisa, o Programa Chespirito parou de ser exibido.

Então, para que o nome, que já tinha se popularizado, fosse mantido, o programa começou a fazer referências de que, na realidade, o endereço de Chaves era a casa número 8 da vila, mesmo que a casa nunca tenha sido mostrada.

Portanto, o barril de Chaves, teoricamente, fica em frente à sua verdadeira casa. Por isso, o objeto não é realmente onde o menino mora, mas sim um lugar onde ele gosta de passar seu tempo, segundo a versão oficial da produção.

Fonte: UOL, Aventuras na história

Imagens: Tenor, Metrópoles, Monet

Pitbull fica pendurando em lábio de cavalo depois de ataque brutal

Artigo anterior

Como Putin espiona a internet na Rússia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido