Curiosidades

Nesse fim de semana acontecerá eclipse lunar penumbral e lua das Flores

0

A beleza do universo e os fenômenos que ele tem fascinam qualquer um. Todos os anos acontecem milhares de eventos astronômicos, como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outras ocorrências interessantes. Alguns eventos que acontecem podem ser vistos a olho nu, outros apenas com a ajuda de telescópios.

Felizmente, para os amantes desses fenômenos, somos sempre contemplados com, pelo menos, alguns deles. Nessa sexta-feira, as pessoas de alguns lugares do mundo poderão observar um eclipse lunar. No caso de nós brasileiros, nós não conseguiremos vê-lo, mas o fenômeno será transmitido ao vivo.

Muitas pessoas não sabem, porém, normalmente um eclipse nunca vem sozinho. Isso porque, antes ou depois de um eclipse solar, sempre existirá um lunar com um intervalo de cerca de duas semanas. No dia 19/04 aconteceu um eclipse solar, o híbrido no caso, agora é a vez da lua ter o seu eclipse.

Eclipse penumbral

Canaltech

Nesse caso, o eclipse será penumbral, o que quer dizer que a Lua irá passar na parte externa da sombra do nosso planeta. Isso também mostra que o Sol, a Terra e Lua vão estar praticamente alinhados na ordem certa para um eclipse. Contudo, esse alinhamento não é perfeito, por isso que a Lua ficará embaixo da sombra que se conhece como penumbra.

Embora o nosso planeta esteja posicionado entre a Lua e o Sol, a luz solar não irá chegar até nosso satélite natural, mas ainda existirá luminosidade suficiente para que uma sombra mais ou menos escura seja criada. Justamente por isso que esse eclipse penumbral pode não ser tão fácil de ser percebido, mesmo com a Lua perdendo parte do seu brilho normal.

Um ponto importante é que o eclipse penumbral é diferente do parcial. No primeiro caso, existe a penumbra da Terra sobre a superfície da Lua, já no segundo caso, parte da superfície lunar está mergulhada umbra, o que é a sombra mais escura da Terra. Por conta disso, o parcial é mais fácil de ser notado do que o penumbral.

Lua cheia das flores

Canaltech

No céu das Américas, no momento da Lua cheia o sol ainda vai estar se pondo. Por isso que ela não estará visível. Contudo, nosso satélite parecerá cheio durante três noites seguidas.

Esse fato acontece por conta do eclipse, que irá ser na mesma data. Nesse momento, a Terra, o sol e a lua se alinham de uma forma melhor e o hemisfério iluminado do nosso satélite fica virado para nós. Por isso que desde quarta-feira dessa semana a lua já está com a aparência de cheia.

Outro fato é que a lua cheia de maio é conhecida como Lua da Plantação e a Lua do Leite em determinadas culturas. No entanto, o apelido mais comum é Lua das Flores porque quando ela aparece é o mesmo período em que as flores silvestres e de jardim desabrocham.

Como ver

Canaltech

No caso desse fenômeno, somente as pessoas de países como a Ásia, Austrália, África, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico e Antártida conseguirão ver o eclipse. E claro que o horário que ele acontecerá depende de onde a pessoa estiver. Por exemplo, na China, o pico acontecerá à 1h22 da madrugada do sábado. Esse momento no nosso país será às 22h22 dessa sexta-feira.

Esse evento astronômico irá ser o último da primeira temporada de eclipses desse ano. Contudo, no segundo semestre ainda terão outros, e mesmo que não seja possível ver o eclipse olhando para o céu, quem quiser pode acompanhar pela TV online do The Virtual Telescope.

Fonte: Canaltech

Imagens: Canaltech

Qual o motivo de os pneus terem pelinhos de borracha?

Artigo anterior

Segundo pesquisadores, fungos podem conversar entre si

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido