Qual o significado dos feitiços de Harry Potter?

POR Ultra Curioso    EM Curiosidades      04/08/15 às 18h06

Sem dúvida alguma uma das maiores sagas de todos os tempos, Harry Potter (e seu mundo mágico) fez milhões e milhões de eternos fãs por todo o mundo, se encarregando de que J.K. Rowling (a criadora) deixasse sua marca definitiva na história - tanto do mundo trouxa, quanto do mundo bruxo.

Afinal, quem nunca sonhou receber uma carta da escola de magia e bruxaria de Hogwarts? Jogar Quadribol montado numa vassoura voadora, conhecer poções e criaturas mágicas, e estudar num castelo simplesmente maravilhoso e mágico, onde até as escadas e salas mudam de lugar! Um mundo completamente fantástico e incrível, onde os bruxos têm uma ferramenta indispensável a qualquer um que é chamado de 'bruxo': uma varinha.

É a varinha que canaliza todo o poder do bruxo, e através das palavras certas (feitiços) ele pode realizar feitos inimagináveis. De levitar, transformar uma pessoa em animal até torturar e matar, os poderes de uma varinha são quase ilimitados. Mas para que ela funcione, obviamente o bruxo precisa saber os feitiços certos. Muitos são até complicados demais para pronunciar, e é aí que surge a pergunta: Qual o significado dos feitiços de Harry Potter?

O mundo de Harry Potter é de uma inventividade infinita, mas muita coisa lá foi retirada de nós - trouxas - pela criadora J.K. Rowling. Os feitiços são um bom exemplo disso. A maioria das palavras mágicas usadas para realizar feitiços vem do Latim, língua que Rowling estudou com afinco.

O Ultra Curioso fez uma lista com os principais e mais usados feitiços de Harry Potter, citando o significado e o efeito. Confira e se gostar, use o feitiço 'Geminio' e compartilhe!

1. Expelliarmus

exp

O que significa: desarmar, expelir a arma.

Efeito: tem uma coloração vermelha ou transparente (um flash) dependendo do efeito. Se mirado na arma, o feitiço desarma o oponente, mas ataca diretamente quando mirado no indivíduo ao invés da arma (varinha).

2. Wingardium Leviosa

wingardiumleviosa

O que significa: "Wingardium" é uma junção da palavra inglesa "wings" (asa) e do latim "arduus" (íngreme, rígido, rude). "Leviosa" vem do latim "Levare", e significa erguer, levantar.

Efeito: ergue no ar pessoas e objetos.

3. Sectumsempra

500px-Sectumsempra

O que significa: do latim "sectum" - cortar, amputar, e "semper" (no caso, sempra) - sempre. "Corte permanente".

Efeito: produz vários cortes profundos no oponente.

4. Avada Kedavra

avada

O que significa: vem do aramaico "abhadda kedhabra" e quer dizer "desapareça como essa palavra. É o antônimo de "abra cadabra".

Efeito: tem um luz verde, e é a maldição proibida da morte.

5. Morsmordre

Harry-Potter-e-o-calice-de-fogo-marca-negra

O que significa: Do latim "Mors" - morte, e "mordere" - mordida. A mordida da morte.

Efeito: esse feitiço tem uma forte luminosidade verde, e conjura no céu a marca negra de Lord Voldemort (uma serpente saindo da boca de um crânio).

6. Expecto Patronum

pic41

O que significa: Do latim "expecto" - esperar, ter esperança e "Patronum" - proteção. Ou seja, 'eu espero proteção'.

Efeito: Esse feitiço tem uma forte luminosidade branca, quase cegante. É muito usado contra dementadores (criaturas negras que se alimentam das lembranças felizes da pessoa, podendo matá-la). O feitiço pode assumir a forma de animais e até dar recados.

7. Aresto Momentum

Vm1wO

O que significa: do latim "Aresto" - prender, parar e "Momentum" - momento. Parar o momento.

Efeito: é frequentemente usado para "frear" quedas bruscas e coisas do tipo.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+