Sem dúvida alguma uma das maiores sagas de todos os tempos, Harry Potter (e seu mundo mágico) fez milhões e milhões de eternos fãs por todo o mundo, se encarregando de que J.K. Rowling (a criadora) deixasse sua marca definitiva na história – tanto do mundo trouxa, quanto do mundo bruxo.
Afinal, quem nunca sonhou receber uma carta da escola de magia e bruxaria de Hogwarts? Jogar Quadribol montado numa vassoura voadora, conhecer poções e criaturas mágicas, e estudar num castelo simplesmente maravilhoso e mágico, onde até as escadas e salas mudam de lugar! Um mundo completamente fantástico e incrível, onde os bruxos têm uma ferramenta indispensável a qualquer um que é chamado de ‘bruxo’: uma varinha.
É a varinha que canaliza todo o poder do bruxo, e através das palavras certas (feitiços) ele pode realizar feitos inimagináveis. De levitar, transformar uma pessoa em animal até torturar e matar, os poderes de uma varinha são quase ilimitados. Mas para que ela funcione, obviamente o bruxo precisa saber os feitiços certos. Muitos são até complicados demais para pronunciar, e é aí que surge a pergunta: Qual o significado dos feitiços de Harry Potter?
O mundo de Harry Potter é de uma inventividade infinita, mas muita coisa lá foi retirada de nós – trouxas – pela criadora J.K. Rowling. Os feitiços são um bom exemplo disso. A maioria das palavras mágicas usadas para realizar feitiços vem do Latim, língua que Rowling estudou com afinco.
O Ultra Curioso fez uma lista com os principais e mais usados feitiços de Harry Potter, citando o significado e o efeito. Confira e se gostar, use o feitiço ‘Geminio’ e compartilhe!
O que significa: desarmar, expelir a arma.
Efeito: tem uma coloração vermelha ou transparente (um flash) dependendo do efeito. Se mirado na arma, o feitiço desarma o oponente, mas ataca diretamente quando mirado no indivíduo ao invés da arma (varinha).
O que significa: “Wingardium” é uma junção da palavra inglesa “wings” (asa) e do latim “arduus” (íngreme, rígido, rude). “Leviosa” vem do latim “Levare”, e significa erguer, levantar.
Efeito: ergue no ar pessoas e objetos.
O que significa: do latim “sectum” – cortar, amputar, e “semper” (no caso, sempra) – sempre. “Corte permanente”.
Efeito: produz vários cortes profundos no oponente.
O que significa: vem do aramaico “abhadda kedhabra” e quer dizer “desapareça como essa palavra. É o antônimo de “abra cadabra”.
Efeito: tem um luz verde, e é a maldição proibida da morte.
O que significa: Do latim “Mors” – morte, e “mordere” – mordida. A mordida da morte.
Efeito: esse feitiço tem uma forte luminosidade verde, e conjura no céu a marca negra de Lord Voldemort (uma serpente saindo da boca de um crânio).
O que significa: Do latim “expecto” – esperar, ter esperança e “Patronum” – proteção. Ou seja, ‘eu espero proteção’.
Efeito: Esse feitiço tem uma forte luminosidade branca, quase cegante. É muito usado contra dementadores (criaturas negras que se alimentam das lembranças felizes da pessoa, podendo matá-la). O feitiço pode assumir a forma de animais e até dar recados.
O que significa: do latim “Aresto” – prender, parar e “Momentum” – momento. Parar o momento.
Efeito: é frequentemente usado para “frear” quedas bruscas e coisas do tipo.