Tem pesadelos? Aprenda a controlar seus sonhos facilmente

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      04/08/15 às 18h05

A habilidade de controlar os sonhos requer treino. Os chamados Sonhos Lúcidos ocorrem quando você está dormindo, sonhando, e está ciente de que você está sonhando. Eu confesso que só tive um sonho lúcido na vida; durou pouco, mas foi incrível. E talvez isso tenha acontecido com você também.

Antes de tudo, entenda que os sonhos lúcidos não tem a ver com sobrenatural ou algo do tipo. É uma prática puramente científica, que envolve trabalhar seu cérebro. Algumas universidades fazem pesquisas relacionadas aos sonhos lúcidos, e até ensinam a prática.

Ter esse tipo de sonho serve para tratar pesadelos, aprender ou melhorar habilidades físicas e intelectuais, resolver problemas em geral, filosofar sobre a vida, etc. É uma habilidade, e como tal, pode ser prendida.

A prática, porém, precisa ser seguida à risca. Para começar a ter sonhos lúdicos, é indicado:

1 - Manter um "diário de sonhos"

normal_mURI_temp_2a3cdd70

Nós sonhamos todas as noites. Mesmo que você acorde achando que não sonhou, você na verdade apenas não se lembra dos sonhos. Para melhorar a nossa memória sonho, sempre que você acordar, descreva todo o seu sonho em detalhes. Anote em um caderno ou no seu celular. Podem ser frases inteiras ou palavras-chave, e anotar também a data. Tudo o que você lembra do sonho.

De vez em quando, é bom rever o seu diário para entender como funcionam seus sonhos, o que irá aumentar a sua capacidade de lembrar. Não prossiga para a próxima etapa até que você seja  capaz de se lembrar dos sonhos, pelo menos duas noites seguidas.

2 - Fazer testes de realidade

alice

Durante o dia, enquanto você está acordado, pergunte a si mesmo várias vezes "estou sonhando?". Isso é testar a realidade, para ter um olhar crítico sobre o mundo real ao seu redor. Quanto mais você for crítico em relação a realidade, mais crítico você será em seus sonhos, sendo capaz de desencadear o estado lúcido.

Desa forma, você vai poder identificar "sinais de sonho" (por exemplo, um gato-de-rosa, um elefante voador, um jantar com sua estrela favorita, etc). Isso funciona aliado com o diário de sonhos, porque com o tempo você começa a perceber que alguns objetos tendem a aparecer mais nos seus sonhos, e dessa forma você vai saber que está sonhando.

Para "testar a realidade", encontre um gatilho pessoal, como procurar uma janela, tentar lavar as mãos, olhar para o seu relógio... Você pode experimentar também olhar para um mesmo objeto várias vezes ao dia, porque os sonhos tendem a refletir as coisas que você viu durante o dia, e quando o objeto aparecer, você saberá que está sonhando.

3 - Forçar sonhos lúcidos

damn-fresh-dyrmdaily-flying-man-558x461

Estudos apontam que os sonhos lúcidos acontecem com mais freqüência durante uma soneca, ainda de dia. Mas se você pode tirar um cochilo durante o dia, relaxe. É possível forçar sonhos lúcidos também durante a noite. Pra isso, procure definir seu alarme para 1 hora antes da sua acordar hora habitual. Ao acordar, tente se lembrar de seu sonho, com a maior precisão possível. Concentre-se no desejo de estar lúcido no próximo sonho e imagine que você conseguiu isso. Execute o passo 3 até que você durma.

A principal dificuldade é se manter em um sonho lúcido, porque a pessoa fica tão eufórica e animada com a lucidez que acaba acordando. Alguns dizem que, se você sentir que está começando a acordar, olhar para o seu lado, levantar uma perna e girar sobre si mesmo te ajuda a manter o sonho.

Pronto. Uma vez dentro de um sonho lúcido, você pode, flutuar, voar, viajar para qualquer lugar, ver quem quiser, ganhar superpoderes. É um mundo inteiramente seu, desde mergulhar no mais profundo oceano, ou flutuar na mais alta nuvem.

Vale lembrar que a técnica é um pouco demorada e exige concentração e foco! Boa sorte, se for tentar...

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+