Quando será possível descongelar corpos e ressuscitá-los? Cientistas esclarecem

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      27/03/18 às 14h26

Um dos grandes sonhos de muitas pessoas é alcançar a imortalidade. Contudo, como nós somos meros hominídeos da ordem dos primatas, seriamos capazes de realizar tal feito? Simples, por que a gente não joga um corpo em uma super geladeira para ele não "perder" e depois a gente ressuscita ele de alguma maneira? Que maneira? Não sabemos, mas depois pensamos nisso!

E foi dessa forma que o ser humano tentou "escapar" da morte...  Igual aquele bolo que você colocou em uma vasilha na geladeira. Por mais, "fantasioso" que isso possa parecer, um instituto americano já está dando os primeiros sinais positivos para... Bem, descongelar esse pessoal de forma segura.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um pouquinho mais sobre criogenia e sobre como nós Homo Sapiens Sapiens, que antes vivíamos em cavernas, estamos planejando trazer pessoas de volta à vida. A questão é: Você teria coragem de se congelar e esperar para ser ressuscitado no futuro? Ou será que o mundo estaria tão diferente que você preferiria continuar do jeito que estava? De qualquer forma, quando será possível descongelar corpos e ressuscitá-los? Cientistas esclarecem:

Criogenia

Para você viver para sempre, tudo que você precisa é não morrer, certo? Parece uma afirmação óbvia, para não dizer idiota. É exatamente isso que criogenia busca e se relaciona.  Claro que vão te congelar quando você estiver "mortinho da silva", porém, seu cérebro ainda estará intacto e sem passar pelo estado de degeneração. Em outras palavras, você não perderá as informações contidas nele.

Devido a isso, um dia alguém teve uma ideia de ser congelado para ser revivido no futuro (que por acaso nós não chegamos ainda). O problema é que, mesmo com o corpo intacto, o indivíduo ainda sofre danos pelo próprio processo de criogenia. Afinal de contas, seu corpo está sendo afetado por menos de -100 graus Celsius.  Então, como trazer esse pessoal a vida de novo?

Ressurreição

Existe uma "coisa" que está sendo muito comentada a alguns anos e que pode ser a resposta para a pergunta do tópico acima. Essa "coisa" na verdade pode ser a solução de muito problemas da humanidade... Nós estamos falando de células tronco. Segundo Dennis Kowalski, que é diretor do Instituto de Criogenia dos Estados Unidos, o uso de células tronco podem ser a resposta para trazer essas pessoas da morte.

Ele comenta que no futuro essas células serão utilizadas para regenerar os danos causados pela criogenia. Na verdade, ele ainda vai ainda mais longe, argumentando que será possível "rejuvenescer" essas pessoas. Por exemplo, alguém que morreu aos 70 anos de idade, teve seu corpo congelado e depois foi ressuscitado, voltaria com a saúde de quando tinha 20 anos! Pode parecer ficção cientifica (e na verdade atualmente ainda é), mas Dennis diz que isso um dia realmente irá acontecer.

Expectativa

Acredita-se que essa tecnologia chegará entre 50 a 100 anos. Na verdade, já existem em torno de 2.000 pessoas com seus nomes na lista de Kowalski, esperando para serem congeladas depois de mortas.

Além dessas pessoas, o Instituto já possui em torno de 160 corpos congelados esperando para serem ressuscitados. Cada uma dessas pessoas fez um investimento de longa data (e bota longa data nisso) de cerca de 28.000 dólares. Bom, de qualquer forma elas não vão sentir falta desse dinheiro caso não voltem para esse mundo. Mas agora diga você, que tal ficar congelado durante um século inteiro e acordar no futuro? Você teria coragem de viver pra sempre?

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima, pessoal.

Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+