Quantos cheiros diferentes nós somos capazes de detectar?

POR A redação    EM Curiosidades      17/10/14 às 17h50

Costumava-se pensar que os narizes humanos só podiam detectar cerca de 10.000 odores, embora muitos cientistas pensem que esse valor é um pouco baixo. Um novo estudo sugere que o número é muito maior e que os seres humanos podem distinguir até um trilhão de diferentes aromas.

"Dez mil é meio patético, é um número bastante baixo", destacou o autor do estudo e neurologista molecular Leslie Vosshall, da Universidade Rockefeller, ao Washington Post.

De acordo com o jornal, Vosshall utilizou um processo semelhante a um exame de audição, em que os ouvintes devem tentar distinguir entre dois tons. No caso, Vosshall e seus colegas colocaram 26 narizes em teste. Cada indivíduo recebeu três frascos, dois deles contendo o mesmo perfume, e pediu para determinar qual era o cheiro do terceiro recipiente.

Depois de centenas de testes, os pesquisadores consideraram que o olfato dos seres humanos deve ser capaz de distinguir, pelo menos, um trilhão de odores. O pesquisador chegou a esse número, criando misturas de 128 diferentes produtos químicos odorífero e testando o quão bem 26 pessoas diferentes podem distinguir entre eles.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+