Curiosidades

Reino Unido irá ter carros autônomos a partir de 2026

0

Diziam que no futuro teríamos carros voadores. Pois bem, até agora, na segunda década do século 21, ainda não temos esse tipo de tecnologia. No entanto, já temos os carros autônomos. Isso mesmo, veículos que não dependem de um ser humano para dirigir.

Estamos cada vez mais próximos da era dos carros sem motoristas. Esse tipo de veículo autodirigível é capaz de trocar de faixa sozinho, acionar freios e até de te buscar na porta da sua casa e lhe deixar exatamente na localização escolhida.

Uma prova de que o futuro é agora é que com o avanço da tecnologia totalmente autônoma, o Reino Unido está mais perto de ter uma legislação para autorizar o uso dos carros autônomos no país. Segundo o ministro dos Transportes da Grã-Bretanha, Mark Harper, esse tipo de veículo deve estar nas estradas do país até 2026. Isso porque a legislação foi aprovada pelo parlamento.

Legislação

Olhar digital

“Provavelmente já em 2026 as pessoas começarão a ver alguns elementos desses carros com capacidade total de direção autônoma sendo lançados. Será gradual, então haverá empresas lançando-o para ser usado em determinados lugares”, disse ele.

A notícia veia no momento em que a Cruise, que é uma subsidiária da GM com foco em carros autônomos, está enfrentando desafios depois de um acidente com um dos seus modelos de veículo desse tipo. Além disso, em outubro, as licenças dela foram revogadas na Califórnia e a startup teve que começar um recall, fazendo a retirada de mais de 900 carros de circulação.

Com isso veio uma crise na empresa, resultando em várias rodadas de demissões e os fundadores Kyle Vogt e Daniel Kan renunciando.

Essa nova legislação do Reino Unido foi anunciada também em outubro e se antecipando para casos como o visto na Cruise, o texto dela determina que os fabricantes sejam responsáveis por quaisquer acidentes, e não os donos dos veículos. Isso foi feito, de acordo com o governo do país, para proteger os usuários e promover ainda mais segurança.

Carro autônomo

Oficina da net

É esperado que esse tipo de carro possa reduzir significativamente o número de acidentes de trânsito. Também tem o ponto positivo de que esses carros poderiam possibilitar que pessoas com deficiências, sejam elas visuais ou motoras, consigam ter autonomia no trânsito.

Um dos modelos de carros autônomos mais conhecidos é o desenvolvido pelo Google, em parceria com a fabricante de automóveis Chrysler. Montadoras tradicionais como a Ford, Mercedes, GM, Volvo, FCA e Tesla já estão investindo forte nesse seguimento de mercado.

Agora, os rumores são de que um carro autônomo da Apple pode ser feito. De acordo com pessoas que estão a par desse assunto e que foram ouvidas pela agência de notícia Reuters, a empresa fabricante do iPhone deve começar a produzir o seu  carro, com bateria de longa duração, em 2024.

Essas informações foram apuradas essa semana e elas dão um novo gás aos rumores do Project Titan. Ele é um projeto com o objetivo de produzir um carro próprio da Apple e ele está de pé desde 2014.

De acordo com a agência de notícias, desde a volta de Doug Field para a empresa, em 2018, e algumas mudanças feitas no projeto em 2019, a Apple conseguiu fazer um progresso considerável no seu plano.

Um dos destaques do carro é a sua bateria.  É esperado que a peça tenha uma longa  duração. Isso irá permitir que os alcances sejam mais longos e os custos sejam radicalmente reduzidos.

Além disso, o carro deve ter sensores LiDAR. Esse recurso é visto no iPad 2020 e no iPhone 12 Pro, e ele vai garantir uma visão tridimensional para os veículos autônomos.

Mesmo com todas essas informações, ainda não é claro se o veículo vai ser realmente produzido. Para que isso aconteça, uma empresa parceira teria que construir os automóveis. Ou então fazer alguma mudança para que a Apple conseguisse implementar a sua tecnologia, em um carro já existente da montadora.

Se esses planos realmente existirem eles podem ser adiados para 2025 ou então para mais além. Tudo por conta do impacto que a pandemia do coronavírus teve em todas as indústrias e no mundo todo.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, Oficina da net

Vacina contra câncer de pele pode ser lançada em 2025, segundo Moderna

Artigo anterior

O que é a morte, cientificamente falando?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido