Ciência e Tecnologia

Carros autônomos poderão substituir transportes públicos

0

Motoristas de transportes públicos podem ter seus dias contados. Isso porque um projeto desenvolvido por uma empresa com sede nos Estados Unidos abre a possibilidade de que transportes públicos possam ser completamente gratuitos e com carros autônomos.

A empresa em questão é responsável pelos carros autônomos e está tentando transformar o trânsito em um local mais seguro, além de eficiente. Isso porque, de acordo com diversas pesquisas, o ser humano é o elemento responsável pela maior parte dos acidentes.

Dessa forma, várias empresas passaram a investir no desenvolvimento desse projeto. Porém, países que possuem maior nível de tecnologia estão previstos para ter acesso a essa realidade mais rapidamente, como por exemplo, os Estados Unidos, que já possuem um registro de táxis autônomos.

No entanto, o objetivo central desse projeto é disponibilizá-lo para um número maior de pessoas, ampliando ao redor do globo. Essa é a visão da empresa estabelecida no Vale do Silício, chamada Glydways.

A empresa, que possui domínio de carros autônomos, tem como foco atual utilizar o recurso para transformar o transporte público em várias cidades dos Estados Unidos. Assim, estima-se que a empresa possa fornecer veículos de forma gratuita por meio de parcerias com governos locais. Na cidade de São José, na Califórnia, o projeto já está em andamento.

Como será na prática?

A empresa informa em seu site que os usuários irão solicitar a utilização do recurso por meio de um aplicativo. Então, os carros autônomos irão ao encontro do passageiro e o levará até o destino final, registrado no aplicativo. Porém, esse modelo visa transportar apenas uma pessoa por vez, mesmo que o destino de duas pessoas sejam o mesmo.

Isso porque a proposta foi idealizada visando a segurança, considerando que não há outro componente além do passageiro. Além disso, não seria necessário gasolina. A empresa também informou que não haverá a necessidade de abastecer o carro com derivados do petróleo, que terá tecnologia autônoma e 100% elétrica. Com isso, se reduz a emissão de gases poluentes.

Já suas baterias serão recarregadas completamente por meio dos panéis solares posicionados no teto dos carros. Portanto, durante a locomoção, o veículo será capaz de absorver e armazenar a energia.

Carros elétricos são a aposta para o futuro

Carro elétrico

BYD/Divulgação

Por causa da alta de preços de gasolina, diesel e álcool, milhões de pessoas estão tomadas pela preocupação quanto aos custos de manter um automóvel. Além disso, os combustíveis fósseis são cientificamente comprovados como prejudiciais ao meio ambiente, se tornando uma fonte energética não-renovável.

Nesse cenário, a busca por fontes energéticas renováveis e menos poluentes se tornou o objetivo de várias empresas e pesquisadores. Assim, segundo especialistas, a tendência para carros será por meio da eletricidade. Isso considerando o crescimento da maior produtora desse setor na atualidade, a Tesla.

O primeiro carro elétrico foi desenvolvido há mais de duas décadas, tendo somente 2% das vendas de carros até os dias atuais. Existem alguns fatores que impactam essa estatística, como a alta dos veículos e das baterias. Essas, por sua vez, também possuem controvérsias quanto ao funcionamento, considerando que nem sempre atingem a carga completa.

Ainda assim, no futuro, a tendência é o aumento considerável de carros elétricos, principalmente por causa da nova tecnologia nesse setor, como a bateria eterna. Dessa forma, a nova ferramenta, feita por materiais sólidos e compactos, oferece maior autonomia e menor tempo de recarregamento, o que diminui os riscos de explosão.

Dessa forma, especialistas acreditam que estamos diante de uma das maiores revoluções elétricas. Esse recurso também irá promover valores mais acessíveis às baterias, o que afeta o mercado elétrico diretamente e de forma positiva.

Por fim, as novas tecnologias irão afetar a indústria automobilística e, ainda mais, a indústria dos combustíveis fósseis.

Fonte: Capitalist

Veja quais são os recursos disponibilizados no Telegram Premium

Matéria anterior

Pedestre não perde tempo e joga relógio por cima do muro durante assalto

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos