Conforme o tempo vai passando, os robôs vão ficando cada vez mais inteligentes. Isso pode ser visto em alguns deles, que até conseguem aprender a tomar decisões sozinhos. Atualmente, eles podem fazer coisas que antes eram imaginadas possíveis somente nos filmes de ficção científica. Mesmo que isso possa ser motivo de medo e ressalvas por algumas pessoas, esse avanço tecnológico vem para ajudar a humanidade. Com isso, cada vez mais robôs humanoides estão sendo criados.
Um exemplo disso é a Tesla, que por mais que seja uma empresa conhecida por seus carros elétricos, também tem uma grande aposta no seu próprio robô humanoide: o Optimnus. De acordo com Elon Musk, a tecnologia irá fazer a empresa ser a mais valiosa do mundo.
Produção
Na reunião anual de acionistas da Tesla, feita em Austin, no Texas, Musk disse que a Tesla está embarcando não somente em um novo capítulo, mas está perto de ser a maior empresa da Terra. Tudo isso por conta do seu robô humanoide.
Ainda conforme o bilionário, Optimus irá fazer com que o valor de mercado da empresa exploda. Tanto que ele tem uma previsão bem otimista: 25 trilhões de dólares, o equivalente a 135 trilhões de reais. Esse número é oito vezes maior do que o da Apple, tida como a maior empresa do mundo hoje em dia.
Atualmente, o valor de mercado da Tesla é de “somente” 580 bilhões de dólares, mais de três trilhões de reais. Ela está na 10ª posição entre as maiores empresas do mundo. E mesmo Musk dando o valor, ele não estipulou um prazo para que a empresa chegue nessa marca. No entanto, ele garantiu aos investidores que o robô humanoide irá começar a ser produzido limitadamente ano que vem.
O prometido é que em 2025 estejam funcionando mais de mil exemplares do Optimus. A priori, esses robôs humanoides irão ser testados nas fábricas da Tesla.
Robô humanoide
A Tesla está trabalhando com robôs humanoides desde 2021. E em 2023, a empresa anunciou o Optimus Gen 2. Ele é uma versão repaginada do robô humanoide da empresa que foi apresentado pela primeira vez em 2022.
O anúncio foi feito pelo CEO da Tesla, Elon Musk, em sua conta do Twitter. De acordo com o prometido, o Optimus Gen 2 irá ser 10 quilos mais leve do que o atual, será 30% mais rápido, mais suave e irá ter um leque maior de capacidades. Outro ponto que irá mudar vai ser que o robô terá sua aparência mais concentrada em ser ainda mais perto da aparência humana.
Na publicação feita por Musk é possível ver a evolução do robô com os protótipos anteriores que a Tesla fez até chegar na sua versão mais nova. Ainda conforme a publicação, é possível ver que o Optimus Gen 2 tem o formato do pé mais humano equipado com seções articuladas dos dedos dos pés e sensores de força/torque.
Outro ponto diferente nessa nova versão são as mãos, que agora têm uma liberdade maior de movimento e também são equipadas com sensores táteis em todos os dedos para que seja possível uma manipulação mais hábil dos objetos.
Ao que tudo indica, esse robô está apto para fazer movimentos que exijam uma delicadeza e destreza. Até porque, no vídeo aprece o Optimus Gen 2 segurando um ovo de forma extremamente eficiente.
O objetivo da Tesla é que seu novo protótipo seja mais aerodinâmico e tenha um equilíbrio maior. E ao final do vídeo, o público é encorajado a esperar pelas novidades que vêm por aí.
Fonte: Olhar digital, Canaltech
Imagens: Olhar digital, CNET