Ciência e TecnologiaCuriosidades

Sabia que os planetas têm suas próprias trilhas sonoras? Escute aqui os sons do sistema solar

0

Durante toda nossa vida escutamos dizer que no espaço sideral nada pode ser ouvido. Esse lugar, que está acima de nossa atmosfera, aliás, é considerado um vácuo cósmico e esse efeito da falta de som se daria pela impossibilidade dos ruídos se propagarem nessa ambiente, onde o oxigênio também não existe.

Apesar disso, os cientistas saíram com uma “novidade” recentemente. Por meio de adaptações feitas “sob medida” para os ouvidos humanos, eles descobriram que os planetas e outros corpos celestes podem criar suas próprias trilhas sonoras! (Clique para ler ainda: 5 ruídos que a Ciência não explica).

Conforme explicaram, esses ruídos surgem a partir de ondas eletromagnéticas que vibram da mesma forma que as ondas sonoras que costumamos escutar. Assim, foi preciso só “traduzir” esses barulhos captados por várias sondas da NASA para que a gente pudesse escutá-los.

Como você vai ver no vídeo, os ruídos são bem distintos uns dos outros e podem ser tensos, relaxantes ou mesmo assustadores. Confira, abaixo, os sons do Sistema Solar, passando por Júpiter, Netuno, Saturno, Urano e até pela Terra:

Para que serve o “sininho” na garganta?

Matéria anterior

Desafio: assista aqui o comercial mais longo do mundo!

Próxima matéria

Você pode gostar