Por que é proibido tirar fotos com flash dentro de museus?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      10/12/14 às 20h34

Quem nunca tirou uma foto que o flash tenha cegado os olhos por alguns instantes? Pois, a sensação não é nada confortável e é exatamente por causa da intensidade dessa luz que ela é terminante proibida nos museus. Aliás, é bem difícil encontrar lugares desse tipo que permitem que fotografias de qualquer natureza seja feita, não é mesmo?

Mas, se você acha que isso tudo é uma chatice sem tamanho, acredite: tanto cuidado é justificável e realmente faz sentido. Isso porque, segundo especialistas, o flash disparado pelas câmeras fotográficas é capaz de interferir na química da tinta usada na pintura, sendo capaz de alterar a cor que aparece na tela! Tenso não?

1

Explicando de forma mais detalhada, a luz branca dos flash são compostas também por raios ultravioleta, que não são percebidos pelos olhos humanos, mas que estão lá, firmes e fortes quando o clique é dado. Assim, quando as partículas de luz - chamadas de fótons - é direcionada para as obras de arte, sua energia, de tão intensa, é capaz de reagir com os elétrons da tinta, rompendo algumas ligações químicas entre as moléculas que formam o pigmento.

Então, para prevenir que desavisados usem o flash, muitos museus já deixam bem claro, logo na entrada, que fotografar as obras de arte é proibido (e tem também a questão dos direitos de imagem da obra, mas isso é outro assunto). Mas, embora só o flash tenha sido "crucificado" nessa matéria, outras luzes também são vilãs nesse assunto, como a emitida pelas lâmpadas fluorescentes e até mesmo a própria luz solar!

2

Entendeu agora?

Se quiser continuar lendo sobre fotografias, separamos algumas sugestões que você pode gostar. clique para conferir os bizarros álbuns pós-morte do século 19, 18 fotografias que vão deixar você sem palavras e a verdade por trás de 7 fotografias históricas.

 

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+