Mundo Animal

Saiba porque alguns animais hibernam

0

A hibernação é uma estratégia que alguns animais usam para sobreviver nas épocas do ano em que o frio e a falta de comida representam um perigo para a sobrevivência. As espécies que hibernam entram em um estado de inatividade, reduzindo seus processos fisiológicos, com o objetivo de diminuir o gasto de energia e sobreviver até que o meio ambiente fique mais habitável.

Os animais costumam hibernar nas regiões temperadas e árticas do planeta, onde o inverno é muito intenso. Por causa disso, falta comida para animais, como esquilos, morcegos, ouriços e hamsters. Durante a hibernação, essas espécies conseguem manter a temperatura corporal constante.

A hibernação pode durar semanas. Neste período, a respiração quase para e os batimentos do coração ficam lentos (são quase imperceptíveis). O sono dos animais que hibernam fica tão profundo, que mesmo se forem chacoalhados, eles não acordam.

Outra característica da hibernação é que o organismos dos animais consome a gordura que está acumulada no corpo para não morrer de fome. Também existem casos de animais que acordam, comem o alimento que deixou no local em que está escondido e voltam a dormir. Mas, mesmo assim, muitos bichos costumam perder até metade do peso durante esse período.

Confira abaixo alguns animais que hibernam.

Esquilos, animais que hibernam no subsolo

Foto: Reprodução

Os esquilos são mamíferos que pertencem à família Sciuridae e vêm da América do Norte. Esses roedores passam a primavera, o verão e o outono em busca de comida, enterrando sementes ou se reproduzindo. Porém, no verão, os esquilos se enterram em covas, com quase um metro de profundidade.

O local serve para armazenar os alimentos que serão consumidos durante os meses de hibernação. Durante a época do sono profundo, a temperatura corporal dos esquilos cai drasticamente e o animal só acorda para se alimentar.

O urso, o animal mais famoso que hiberna

Foto: Reprodução

Todas as espécies de ursos hibernam. Porém, por causa da mudança climática, em muitas partes do mundo esses animais estão parando de hibernar, o que pode colocar em risco a sobrevivência das espécies.

Diferente dos esquilos, os ursos não estocam alimentos nas tocas, mas alimentam-se o máximo possível para armazenar gordura em seus corpos, que fornecerá energia até a próxima primavera.

Outra importância da hibernação é que nesse período, as fêmeas começam a gestar os óvulos que foram fecundados durante a primavera. Diferente dos machos que dormem profundamente até a primavera, as ursas finalizam a hibernação ainda no inverno, para dar à luz e cuidar de seus filhotes recém-nascidos. Por isso, quando saem das tocas, estão famintas.

Morcegos

Foto: Pixabay

Algumas espécies de morcegos preferem se esconder em cavernas profundas e escuras durante o inverno, enquanto esperam o fim do frio. Diferente dos esquilos ou dos ursos, os morcegos não armazenam comida ou gordura extra em seus corpos. Esses animais apenas entram em um sono profundo, que pode durar até seis meses. 

Durante esse período, a frequência cardíaca e a temperatura dos morcegos caem de forma que muitos pensam que eles estão mortos.

Tartarugas podem hibernar

Foto: Reprodução

Algumas tartarugas têm uma estratégia parecida com a dos morcegos durante a hibernação. Para os que criam esse animal como de estimação, é recomendável facilitar esse período de inatividade para que sua biologia seja concluída.

Por causa da sua casca, as tartarugas não precisam se esconder em nenhuma toca. Conforme os dias ficam mais curtos e as temperaturas caem, esses animais se enterram parcialmente e rastejam dentro de suas carapaças protetoras.

As tartarugas podem hibernar durante 3 ou 4 meses. Porém, elas podem acordar se precisarem tomar água.

Caracóis terrestres também hibernam

Foto: Reprodução

A hibernação também é um processo importante para os animais que não conseguem manter uma temperatura corporal constante. Por isso, os caracóis começam a hibernar pouco antes de as temperaturas caírem.

Quando notam dias mais frescos, esses animais procuram refúgio em lugares que não vão congelar, como as áreas com muita vegetação, sob pedras, etc. Durante a hibernação, eles entram em suas conchas e se cobrem com a sua própria gosma para ficarem grudados em qualquer superfície.

Um fato curioso sobre esses animais é que eles gostam de hibernar em grupo.

Fonte: Recreio, Meus Animais

O que saber antes de comprar um ”coelho da páscoa”

Artigo anterior

Colocar água na pasta de dente é ruim?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido