Natureza

Saiba quais são as cores de uma tempestade

0

Entre os dias 18 e 20 de julho de 2017, o oeste da Alemanha sofreu uma série de tempestades intensas. Os trovões e relâmpagos deram origem a um número considerável de incêndios e aumentaram o nível das águas em cerca de 1,5 metro, inundando ruas e porões em toda a área.

No entanto, as tempestades não são apenas destrutivas, elas nos trazem a sua própria beleza. Em Garching bei München, local em que está a sede do Observatório Europeu do Sul (ESO), o Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek capturou uma gloriosa imagem da tempestade sobre a estrada que liga Munique a Berlim.

Curiosamente, o céu ao redor da tempestade encontra-se “pintado” de violeta. Além dessa cor, o vermelho, verde e laranja podem indicar a presença de partículas carregadas na atmosfera, que costumam ser provocadas por sistemas meteorológicos ou formações de nuvens

A cor do céu também está ligada à temperatura dos relâmpagos, a distância a que se encontram de nós, o modo como a luz é distorcida antes de chegar em nossa visão. A hora do dia é outro fator importante, visto que uma vez que o ângulo dos raios solares entram e refratam por meio das nuvens e criam diferentes cores na atmosfera.

Foto: Divulgação/ANPr

Uma vez que grande parte das tempestades acontecem ao final da tarde, como a citada, notamos com frequência cores vivas aparecendo nas nuvens turbulentas.

Violeta é a cor que se observa mais vezes e aponta que a tempestade trará muita chuva.

Saiba o que significam as cores do Inmet

Foto: Reprodução/G1

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) usa as cores amarelo, laranja e vermelho para classificar os tipos de alertas meteorológicos. Saiba abaixo o que significa cada cor:

Cleber Souza, meteorologista do instituto, explicou ao portal G1 que cada órgão pode usar um tipo de alerta ou escala. Porém, como o Inmet é um instituto referência no Brasil, o modelo é seguido por outras instituições do país, como a Defesa Civil.

Alerta amarelo

Foto: Ed Alves/CB

Esta classificação aponta a previsão de “perigo potencial”.

Existe uma chance de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. O alerta amarelo apresenta também um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta laranja

Foto: Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

Esta cor aponta que a previsão significa “perigo”.

Existe a previsão de um volume de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Nesses casos, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta vermelho

Foto: reprodução/TV Globo

A última classificação aponta a previsão de “grande perigo”.

O volume de chuva é superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Existe um grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios. Também pode ocorrer deslizamentos de encostas, em cidades com essas áreas de risco.

O alerta vermelho do Inmet é o mais preocupante. Por isso, o instituto recomenda medidas preventivas que podem ajudar a passar por momentos de tempestades intensas.

As medidas são:

  • desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia
  • observar a alteração nas encostas
  • permanecer em local abrigado
  • em caso de inundação, proteger os objetos da água envoltos em sacos plásticos
  • as informações sobre a sua cidade ou região podem ser encontradas com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Como consultar os alertas de chuvas e tempestades

As informações sobre os alertas de chuvas e tempestades para cada estado estão disponíveis no site do Inmet.

Fonte: G1, Um só planeta

3 sinais nos pés que podem ser alerta de diabetes e você não deve ignorar

Artigo anterior

Robô ”cachorro” ajudará nas investigação das ruínas de Pompeia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido