Notícias

O jovem que estudou em casa sem energia elétrica e passou para medicina

0

Histórias como a de Matheus de Araújo Moreira Silva fazem com que nosso dia seja inundado de esperança. O jovem estudou em casa sem energia elétrica e internet, em Feira de Santana, e foi aprovado no curso de medicina na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Agora, com o isolamento imposto pela pandemia da Covid-19 sendo amenizado, Matheus vai para o terceiro período da faculdade e o primeiro presencial, já que os anteriores foram cursados remotamente.

medicina

Arquivo Pessoal

O jovem, de 25 anos, quase atingiu a nota máxima na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, com 980 pontos. “Muita gratidão a Deus quando vi essa nota. Estudar de tarde, no calor, com máscara, quando vi [a nota], quase gritei. Foi uma alegria imensa!”, disse em entrevista ao G1.

A preparação de Matheus

Matheus, que é filho de pais analfabetos, precisou superar algumas barreiras para chegar aonde chegou. Ele estudava na biblioteca municipal da cidade, mas com a pandemia, o local precisou ser fechado. Com isso, ele parou os estudos por um período. Segundo ele, em casa, com os pais e mais quatro irmãos, não era possível se concentrar.

Foi aí que uma amiga emprestou uma casa simples para que ele pudesse estudar. Porém, o local não tinha energia elétrica e ventilação adequada. No novo local de estudos, também não havia internet. Ele precisou assinar um pacote de internet pelo celular.

Para o Enem, Matheus estudou sozinho, cerca de seis horas por dia, de segunda a sexta, e também nos finais de semana, por meio de apostilas e videoaulas online. “Estudava das 13h até as 17h. Ficava até essa hora por falta de energia, mas quando eu estava muito empolgado, ligava a lanterna do celular e estudava até as sete da noite”, conta.

Arquivo Pessoal

Como a pandemia não dava sinais de melhora, o jovem passou a estudar de máscara, mesmo sozinho na casa emprestada, para simular o cenário encontrado pelos candidatos no dia da realização da prova.

“A maior dificuldade foi manter a concentração, porque a temperatura era muito quente. Tinha que fechar a janela e a porta da frente para não entrar barulho. Quando vi que a pandemia não iria passar, comecei a estudar com máscara”, disse ao G1.

A aprovação na faculdade de medicina e os novos desafios

O sonho de cursar medicina se tornou real para o jovem, que lutou pelo sonho. Como ele ingressou na faculdade durante a pandemia, Matheus ainda não teve nenhuma aula presencial, junto aos outros colegas, e cursou os dois primeiros períodos da faculdade de forma remota. No entanto, essa realidade está prestes a mudar e, em breve, ele começará seu primeiro período presencial, estudando dentro da Universidade.

Arquivo Pessoal

Apesar de incrível, essa situação impõe alguns novos desafios a Matheus. O rapaz precisa mudar de cidade, já que a faculdade de medicina da UFRB fica em Santo Antônio de Jesus, a 116 km de Feira de Santana, cidade onde ele reside.

Como os pais do jovem estão desempregados e ele não vai ter tempo para trabalhar, Matheus teme problemas financeiros para se manter fora da cidade natal. “Fiquei muito feliz mesmo [com o ensino] remoto. Agora vem a segunda etapa que é a mudança de cidade, ir para Santo Antônio de Jesus que é a cidade onde está alocado meu curso de medicina”, disse ao G1.

Matheus conta que a UFRB oferece auxílio moradia, mas por causa dos cortes de verbas para a educação, ele não terá direito ao benefício neste momento. Em 2012, o estudante conseguiu dar algumas aulas particulares e juntou dinheiro suficiente para alugar uma quitinete em Santo Antônio de Jesus. O imóvel já conta com fogão e geladeira, mas ainda falta custear outras despesas.

A história do estudante viralizou na internet e ele recebeu ajuda até de algumas celebridades, como o ator baiano Lázaro Ramos, e a ex-BBB Camilla de Lucas, mas o auxílio não foi o suficiente para esses novos custos. Por isso, Matheus disponibilizou em sua conta no Instagram o link de uma vaquinha online. Daqui a alguns anos, Matheus estará formado e poderá melhorar a vida dos pais e dos irmãos, assim como a sua própria.

Fontes: G1; G1

Hotéis na Coreia do Norte: veja imagens das cápsulas do tempo

Artigo anterior

Baleia aparece do lado de barco no México para receber carinho

Próximo artigo