Ciência e Tecnologia

Se você conseguir resolver esse problema de lógica, pode se considerar um grande gênio

0

Durante todo o ano, surgem dezenas de virais por todas a internet. Esses virais podem ter os mais diferentes tipos, desde vídeos ridículos de personalidades famosas, uma luta de escola, um entrevista de um “funcionária fantasma” e até mesmo problemas de lógica.

Apesar de ser raro alguma coisa desse tipo bombar na internet, um problema de lógica bombou no ano de 2015. Esse problema foi dado a alunos do ensino médio de uma escola de Cingapura. Os internautas até se perguntaram como um problema tão difícil era passado em escolas de ensino médio. Isso poderia explicar por que Cingapura é um exemplo mundial de estudantes. Sabemos também que o problema foi dado em uma Olimpíada de Matemática.

O Problema

lógica item 1

Agora vamos ao problema: Albert e Bernard acabaram de conhecer uma garota chamada Cheryl. Eles perguntaram que dia era seu aniversário. Ela deu 10 datas que poderiam ser o dia de seu aniversário:

  • 15 de maio, 16 de maio, 19 de maio
  • 17 de junho, 18 de junho
  • 14 de julho, 16 de julho
  • 14 de agosto, 15 de agosto, 17 de agosto

Após eles saberem das datas possíveis, Cheryl sussurrou o mês correto para Albert e para Bernard ela sussurrou o dia. Então Albert disse “Eu tenho certeza que Bernard não sabe qual é a data correta”. Depois Bernard retrucou “Então agora eu tenho certeza de qual data é a correta”. Então Albert diz “Se você sabe, então eu também sei”.

Solução do Problema

Tudo bem, você com eu, e uma grande parte da internet, não entendeu qual seria a resolução do problema lendo apenas uma vez. Mas não se preocupe, o Ultra foi atrás da resposta e vai explicar passo a passo para você, mas não pense que será fácil mesmo sendo explicado detalhadamente.

Primeiro analisemos a primeira afirmação feita por Albert (que sabe o mês), “Eu tenho certeza que Bernard não sabe qual é a data correta”. Com isso já podemos descartar dois meses, por que a unica forma de Bernard ter certeza apenas com a numero do dia, era sabendo os únicos dias que não se repetiriam, 18 e 19. Então se sabe que Albert tem tanta certeza que Bernard não sabe, por conta do mês que Cheryl disse a ele não é maio ou junho.

A segunda afirmação é de Bernard “Então agora eu tenho certeza de qual data é a correta”. Agora já podemos descarar o dia 14, que aparece nos dois meses restantes, 14 de julho e 14 de agosto. Os números restantes não apenas se repetem em maio e junho, que são meses que já foram descartados.

Assim sobram apenas três datas, 16 de julho, 15 de agosto e 17 de agosto. Albert então da a última afirmação, “Se você sabe, eu também sei”. Para Albert só foi dito o mês certo, então para ele ter certeza de que sabe a resposta certa, o mês que tem apenas uma opção é julho. Então podemos chegar a conclusão de que o aniversário de Cheryl é dia 16 de julho.

E aí, o que achou dessa matéria sobre esse problema de lógica bastante complicado? Você acha que Cheryl é uma menina difícil? Responde para gente nos comentários.

7 fatos de que o mundo está indo melhor do que você pensa

Matéria anterior

8 coisas que acontecem se você beber água de coco todos os dias

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.