Curiosidades

Secreto, e supostamente extinto, programa de caça a OVNIs do Pentágono ainda pode existir

0

De acordo com reportagem publicada pela LiveScience, a busca do governo dos EUA por objetos voadores não identificados (OVNIs) segue ativa e faz parte de um programa chamado Força-Tarefa de Fenômeno Aéreo Não Identificado (UAPTF). O programa opera sob os cuidados do Departamento de Inteligência Naval dos EUA, segundo relatórios recentes do comitê do Senado americano.

Hoje, a agência assumiu todas as atividades que eram executadas por um antigo grupo caçador de OVNIs do Pentágono. O antigo grupo, supostamente, foi dissolvido em 2012. Como aponta reportagem publicada pelo The New York Times, em 2021, todas as descobertas da UAPTF devem ser publicadas.

Embora os resultados das investigações da UAPTF sejam confidenciais (pelo menos por enquanto), um briefing entregue este ano aos representantes do Departamento de Defesa por um ex-consultor do programa UFO aponta que, no setor, existem recuperações de “veículos que não feitos nesta Terra”.

A afirmação, em contrapartida, consta apenas em documento. Qualquer evidência de suposta tecnologia extraterrestre ainda não foi divulgada.

Objetos voadores não identificados

Os OVNIs, também conhecidos de fenômenos aéreos não identificados (UAP), são objetos voadores que não são reconhecidos de imediato. Atualmente, o objetivo principal das agências militares que investigam OVNIs não é confirmar a existência de vidas alienígenas, mas sim determinar se esses objetos misteriosos representam ou não uma ameaça à segurança nacional e mundial.

Inicialmente, esse trabalho era realizado por programas pioneiros como, por exemplo, o Projeto Livro Azul, da Força Aérea americana, e o Comitê Nacional de Investigações sobre Fenômenos Aéreos (NICAP) se concentravam em aparições de OVNIs nos Estados Unidos entre a década de 50 e 80.

Desde de 2007, todas as investigações passaram a ser feitas pelo Programa de Identificação Avançada de Ameaças Aeroespaciais do Pentágono (AATIP). As operações do programa cessaram em 2012, logo quando seu orçamento foi retirado.

Mesmo sem orçamento, a busca do Pentágono por OVNIs não terminou. Em 2017, representantes do Departamento de Defesa confirmaram que a caça a OVNIs ainda continua ativa. O que confirmou a afirmação dos representantes do Departamento de Defesa foi uma abordagem realizada pelo comitê de inteligência do Senado dos EUA.

Em junho deste ano, o comitê analisou as atividades da UAPTF, por meio da Lei de Autorização de Inteligência para o Ano Fiscal. A ação trouxe à tona a as atividades agência de investigação de OVNIs.

Com isso, o projeto do comitê visa regular o rastreamento, a organização e a acessibilidade de informações relacionadas a OVNIs que foram coletadas pela força-tarefa. Dentre tais atividades, inclui-se também a publicação de um relatório.

“O comitê considera que o compartilhamento de informações e a coordenação em toda a comunidade de inteligência tem sido inconsistente”, relataram à LiveScience membros do comitê.

Vale lembrar que, em abril deste ano, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgou três vídeos que mostram pilotos da Marinha perseguindo fenômenos aéreos não identificados.

Os objetos não identificados foram filmados com câmeras de infravermelho. Nos vídeos, é possível observar os OVNIs se movendo em velocidade hipersônica, sem asas, motores ou sinais visíveis de propulsão e a milhares de pés acima da Terra.

7 coisas que jamais devemos jogar no ralo da pia

Artigo anterior

Projeto brasileiro treina cachorros para detectar mais de 40 tipos de câncer de mama

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido