• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Segundo geólogos, finalmente estamos vivendo um novo período geológico

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      20/07/18 às 14h21

Apesar das observações e debates, a União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS, sigla em inglês) ratificou há algum tempo a divisão do Holoceno nas eras de Meghalaya, Northgrippia e Greelandia.

No entanto, isso ainda divide as opiniões dos cientistas e pesquisadores, pois, alguns ainda acreditam que o tema ainda mereça ser discutido e a decisão muitas vezes é tratada como prematura.

As mudanças ocorreram e continuam a acontecer ao longo da história do planeta. Através dessas mudanças a química é afetada, modificando as formações de rochas e sedimentos, e podendo claramente, além descrever sua história, dividi-la em etapas.

As mudanças e suas divisões na história

Um aumento nos níveis de iridio depositado em estratos de rochas há cerca de 66 milhões de anos e o fim do reinado dos dinossauros, fez com que o período ficasse conhecido como Cretáceo, sendo seguido por um outro chamado Paleógeno.

A Terra se encontra em um período chamado Quaternário, que foi dividido em Pleistoceno e o Holoceno. Atualmente, estamos vivendo no período Holoceno. Este período tem como destaque o aquecimento global após o final do último evento de glaciação.

Há pouco mais de 11.500 anos, a Terra passou a oferecer estrutura ideal para a agricultura e para o desenvolvimento das civilizações. Até o presente instante, nossa época não possuía subdivisões.

Porém, a seca global que teve inicio há 4.200 anos forçou então os geólogos a observarem com mais atenção o caso. Diferenças de isótopos de oxigênio em estalagmites retiradas de uma caverna na Índia, passaram a marcar a era de Maghalaya. A era faz limite com a Northgrippia.

"O deslocamento isotópico reflete uma redução de 20% a 30% nas monções", explicou o geólogo Mike Walker, da Universidade do País de Gales em entrevista à BBC News. A Northgrippia foi a era pela qual as civilizações foram forçadas a migrar devido à mudanças nas monções e pelo derretimento das geleiras que alteraram as correntes oceânicas. O início deste momento teve início há 8300 anos.

"A Era de Meghalaya é a única entre os muitos intervalos da escala de tempo geológica na qual o início coincide com um evento cultural global produzido por um evento climático global", disse Stanley Finney, secretário Geral da IUGS.

As mudanças climáticas observadas recentemente tem feito com que os geólogos passem a enxergar esse momento como uma época inteiramente nova: encerrando o período Holoceno e reconhecendo a transformação global, efeito da ação do homem na natureza, chamada de Antropoceno.

Uma nova era ainda pode ser acrescentada às observações, marcada pelos níveis de materiais radioativos de testes nucleares acima do solo e que tiveram seus pico em 1965. No entanto, ainda serão necessárias mais observações e debates entres os pesquisadores para que eles possam, enfim, chegar a um acordo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Science Alert  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+