Curiosidades

Shih tzu brasileira é eleita ‘melhor cão do mundo’

0

O cão é considerado o melhor amigo do homem e realmente faz por onde ter esse título. Esse animal está ao lado do ser humano há tempos e essa relação parece apenas ficar mais forte com o tempo. E ao longo dos anos, vários concursos foram sendo criados para premiar esses animais nas mais variadas categorias.

Um exemplo disso é o World Dog Show Brasil 2022, que é uma competição de cães que foi feita entre os dias oito e 11 de dezembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Nesse concurso, uma cadela da raça shih-tzu criada no Brasil foi eleita como a grande vencedora.

O título veio para a pequena Joy na noite do dia 11, no domingo. Na ocasião, ela foi coroada como campeã na categoria Best In Show, ou “Melhor Cão do Mundo”. Essa categoria dá o prêmio para aqueles animais que mais se aproximam do padrão da sua raça.

Cão

Como Joy garantiu o primeiro lugar, em segundo ficou um jack russell terrier e em terceiro um akita americano. Depois deles vieram um cocker spaniel americano e um fila brasileiro.

Para quem não sabe, a World Dog Show é considerada a premiação de cães mais importante do mundo. Esse ano se inscreveram na competição mais de quatro mil cães de 55 países. Os juízes são dos cinco continentes.

A categoria que Joy ganhou foi uma dentre várias outras. Além dela, o evento também teve competição de adestramento e estética animal, e junior handling, quando o cão é comandado por tutores crianças e adolescentes.

“O nosso World Dog Show foi um espetáculo. A shih tzu se mostrou muito bem, é linda, tem uma cabeça excepcional, movimentação perfeita, um condicionamento fantástico. Por isso, na minha opinião, foi a que mais merecia essa vitória”, disse Fábio Amorim, juiz que entregou o prêmio à cadela Joy.

Campeã

Claro que o tutor da cadela, Charly Andrade, comemorou muito em suas redes sociais. Ele é especialista na criação de shih tzus e além da categoria de Joy, ele levou mais outros prêmios no evento.

“Quanta emoção. Sem palavras para descrever tudo que senti hoje. Vencer o Best In Show no World Dog Show 2022, sediado em meu País, julgado pelo nosso presidente da CBKC [Confederação Brasileira de Cinofilia], Sr Fábio Amorim”, escreveu ele.

“Sentir a vibração da plateia foi emocionante e não pude me conter, as lágrimas caíram antes mesmo de receber a premiação de melhor cão do mundo”, finalizou.

Competição

Today

A competição que Joy saiu vencedora premiava o cão que mais se aproximava do padrão da sua raça. No entanto, existem competições que celebram o diferente, o fora do comum, o feio, como por exemplo, o chamado “World’s Ugliest Dog”, que elege o cachorro mais feio do mundo.

Esse concurso foi feito em Pentaluma, nos Estados Unidos, e elegeu o cachorro mais feio desse ano. O grande vencedor foi o cão chamado Mr. Happy Face.

Para conquistar o título, o cachorro derrotou outros oito concorrentes. O motivo de Mr. Happy Face chamar tanta atenção é o seu topete branco e ele estar permanentemente com a língua para fora da boca.

Por ter ganhado o título de cão mais feio do mundo, Mr. Happy Face e sua tutora ganharam 1.500 dólares, aproximadamente oito mil reais. O dinheiro não foi tudo. Eles também ganharam uma viagem para Nova York e serão convidados do programa “Today”.

Mesmo que o animal tenha tido seu momento de vitória, sua história de vida não é tão legal assim. Em 2021, a baixista Jeneda Banelly o adotou de um abrigo no Arizona. Mas antes disso, Mr. Happy Face era abusado pelo seu tutor anterior.

“Acredito que essa alma humilde também está sendo um exemplo, de maneiras sutis, para ajudar os humanos a perceber que até cães velhos também precisam de amor e de uma família”, disse Banelly.

O cão tem problemas neurológicos e também tem tumores e dificuldades para se locomover. E como se tudo isso não fosse o suficiente, ele tem uma rotina dificultada por conta da sua cabeça torta.

Por causa de tudo isso, os veterinários que cuidaram do Mr Happy Face disseram para Banelly que o cão teria pouco tempo de vida. Eles deram uma estimativa de um mês.

No entanto, todas as dificuldades não assustaram Banelly, que decidiu levar o cachorro para casa. “Ele era a criatura mais feliz que eu já conheci. Ele veio mancando até mim e me escolheu. Jurei naquele dia que ele seria tão amado que nunca se lembraria de como sua vida anterior tinha sido horrível”, contou ela.

Fonte: Estadão, Today

Imagens: Instagram, Today

Irã nega que enforcará jogador que protestou no país

Artigo anterior

Testes positivos de covid desaceleram e registram queda de 21% no Brasil

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido