A HMD, fabricante dos icônicos telefones Nokia, revelou neste domingo (25) seus planos de produzir uma linha de telefone Barbie, nada mais, nada menos, que o retrô no estilo flip, inspirado nos acessórios da famosa boneca.
Em colaboração com a Mattel, detentora da marca Barbie, a empresa anunciou que os dispositivos estarão disponíveis até o verão de 2024 no hemisfério norte, previsto para iniciar em junho.
Em um comunicado oficial, a HMD declarou que promete ‘estilo’ e uma dose de nostalgia, além de uma ‘pausa digital’. O telefone no estilo retrô seguirá na contramão de todas as tecnologias que vemos no mercado atualmente.
Por exemplo, enquanto a Apple investe em seu mais novo óculos de realidade aumentada, a Nokia está investindo no telefone Barbie.
Via Myloview
A revelação do visual deste novo produto pode acontecer ainda nesta semana, durante o Mobile World Congress (MWC), realizado entre os dias 26 e 29 de fevereiro em Barcelona, Espanha.
O MWC é reconhecido como um dos principais eventos tecnológicos do mundo, sendo escolhido por várias marcas para apresentar seus lançamentos mais significativos.
O lançamento do telefone inspirado na Barbie coincide com um período de destaque para a marca.
O filme “Barbie” (2023), dirigido pela renomada cineasta americana Greta Gerwig, gerou entusiasmo global desde sua estreia no ano passado, e é considerado um dos favoritos nesta temporada de premiações do entretenimento.
O filme acumulou oito indicações ao Oscar, a mais prestigiada premiação do cinema mundial, com a cerimônia marcada para o dia 10 de março.
O live-action de Barbie não apenas recebeu aclamação crítica e indicações para prêmios de prestígio, mas também trouxe uma onda de nostalgia que foi além das telas de cinema.
Com seu enredo cativante e visualmente deslumbrante, o filme despertou memórias afetuosas em muitos adultos que cresceram com a icônica boneca.
Essa ressonância emocional foi o que estimulou o interesse por produtos relacionados à boneca. Além disso, também agitou o mercado de brinquedos e lançamentos, como no caso do telefone Barbie.
Desde o lançamento do filme em 2023 e seus recordes de bilheteria, houve um ressurgimento impressionante no interesse pelos produtos da Mattel, desde bonecas e acessórios até roupas e decorações temáticas.
Diversas marcas aproveitaram esse movimento, com pacotes de comida, brindes, brinquedos e até mesmo elementos para a vida real. Nos últimos meses, pudemos comprovar isso vendo tantas opções do famoso tom rosa, com um sentimento retrô.
A nostalgia gerada pelo filme serviu como um impulso para colecionadores ávidos e novos fãs, contribuindo para um aumento nas vendas e na popularidade da marca.
Via Amazon
Além disso, vale reforçar que o sucesso do filme da Barbie também foi responsável por um impacto significativo nos mercados infantil e adulto. Inclusive, trouxe uma mescla de produtos e empresas de maneira poucas vezes vista antes.
Isso porque, inicialmente, a boneca é símbolo de brincadeira e crianças, de modo que a Mattel e suas parceiras tiveram recordes astronômicos de vendas.
No entanto, a reação do público, predominantemente adulto, fez com que muitos procurassem reviver os personagens e a franquia com aparelhos que fossem compatíveis com suas rotinas. Por exemplo, um telefone Barbie totalmente funcional.
Como resultado, vimos um aumento no número de lançamentos e revitalizações de ideias antigas. Isso graças aos estúdios e fabricantes que buscaram capitalizar o poder da nostalgia para atrair tanto os fãs antigos quanto uma nova geração de espectadores e consumidores.
Assim, o live-action da Barbie não apenas cativou audiências com sua história original e elenco de peso, mas também reavivou uma paixão duradoura pela marca.
Agora, podemos esperar mais e mais produtos, enquanto o sentimento durar, vivendo um impressionante impacto no mercado internacional, com seus produtos e bonecas.
Fonte: CNN