Curiosidades

Tem problemas com pesadelos? Existe uma forma de amenizá-los!

0

Todos nós, ou pelo menos uma grande maioria, já tivemos pesadelos. Sonhos ruins que normalmente nos causam sofrimento, dor e ansiedade, fazendo-nos levantar cansados ou assustados com o que vimos enquanto dormíamos. Eles são considerados ações do inconsciente e transmitem o estado de ânimo, que pode não estar bom.

De acordo com a Associação Americana do Sono, aproximadamente 90% das pessoas têm pesadelos em algum momento. Mas uma coisa que a maioria das pessoas não sabe é que existe uma forma de amenizá-los. Eles podem ser diminuídos quando uma pessoa ouve uma música enquanto dorme que, anteriormente, ela associou com um final positivo para um sonho ruim durante a terapia.

Dentre todas as pessoas, 8% têm problemas com pesadelos. Normalmente, o tratamento padrão para isso é a terapia de ensaio de imagem (IRT), que envolve ensaiar um pesadelo anterior, mas mudá-lo para que ele tenha um final positivo. No entanto, 30% das pessoas não respondem a ela.

Estudo

Tua saúde

Então, para ajudar as pessoas a se recordarem dessa mudança, alguns tratamentos envolvem escutar um som específico conforme as memórias são formadas e, em seguida, reproduzir esse mesmo som enquanto as pessoas dormem. Geralmente, isso é feito durante a fase de movimento não rápido dos olhos (REM) do sono, porque tanto os sonhos como pesadelos são mais comuns no sono REM.

Para analisar se isso realmente funcionava, Lampros Perogamvros, da Universidade de Genebra, Suíça, e seus colegas estudaram 36 pessoas que tinham mais de um pesadelo por semana. Os pesquisadores os separaram em dois grupos. Ambos foram ensinados a fazer a IRT em casa e a faziam durante cinco minutos por dia durante duas semanas.

No entanto, somente um grupo escutou um tom neutro de piano enquanto fazia sua IRT. Em todo período do estudo, os dois grupos usaram uma faixa de cabeça todas as noites que monitorava sua fase de sono, detectando a atividade cerebral. Quando os voluntários entravam no sono REM, eles ouviam o tom que somente um grupo foi exposto durante a IRT. O som foi tocado em intervalos de 10 segundos.

Aliviar pesadelos

A mente é maravilhosa

Depois das duas semanas passadas, o grupo que ouviu o som durante a IRT disse ter um quinto dos pesadelos comparados ao grupo que fez somente a IRT. E esse efeito continuou até o fim do período de acompanhamento do experimento, que foi de três meses.

Além de menos pesadelos, o grupo que ouviu o som durante a IRT também relatou ter sonhos mais positivos.

“Ao realizar esse tratamento nas casas das pessoas, pode se tornar uma intervenção generalizada para aliviar os pesadelos. Você poderia não apenas ter pessoas tratadas com IRT na sala do clínico ou na sala do terapeuta, mas as pessoas poderiam ser enviadas para casa com esses dispositivos que identificam os estágios do sono e têm o sinal auditivo que foi reproduzido quando estavam fazendo a TRI apresentado novamente durante o sono”, disse Mark Blagrove, da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

Motivo

Veja

Mesmo que muitas pessoas o tenham e uma porcentagem sofra com eles, é muito improvável que as pessoas saibam o motivo de termos pesadelos. Segundo alguns psicólogos, os pesadelos podem ser bons para as pessoas. Uma das teorias que corrobora com esse pensamento é a de que eles ajudam o cérebro a processar experiências intensas.

Até porque, quando as pessoas estão sobrecarregadas, o cérebro pode criar situações que vão ao encontro disso. Por exemplo, se alguém está cheio de trabalho, essa pessoa pode sonhar que foi pega por um tsunami.

Outro ponto que os especialistas dizem sobre pesadelos é que eles podem ajudar a lidar com acontecimentos ruins na vida, já que, durante o dia, esses eventos são relacionados com respostas emocionais que nem sempre são feitas da melhor forma. Por exemplo, a pessoa pode adquirir medo de alguma coisa que, na realidade, não é uma ameaça.

No entanto, nos sonhos é possível minimizar essas relações inúteis quando elas são misturadas com coisas assustadoras que não são amedrontadoras, com isso, conforme o tempo vai passando, a pessoa vai ficando com menos medo. Por conta disso, os pesadelos podem sim ser uma coisa boa.

Fonte: New Scientist,  BBC

Imagens: Tua saúde, A mente é maravilhosa, Veja

Réptil antigo parece a mistura de um tubarão com golfinho

Artigo anterior

NASA registra resultado de impacto da rocha espacial em Marte

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido