Curiosidades

Comer queijo antes de dormir pode causar pesadelo?

0

É comum ver pessoas afirmando que alguns tipos de queijo podem causar sonhos estranhos ou até pesadelos se forem consumidos antes de dormir. Mas será que esse aperitivo, tão adorado, realmente tem o poder de influenciar o nosso sono?

Alguns afirmam que apreciar o sabor intenso de um gorgonzola ou comer um camembert maduro antes de dormir causa sonhos estranhos ou até pesadelos. Mas os queijos realmente podem influenciar o que acontece enquanto dormimos?

Registros de 1964 mostram que um pesquisador, durante observação de um paciente, percebeu que ele parou de ter pesadelos quando abandonou o hábito de comer 30 a 50 gramas de queijo cheddar todas as noites. Mais recentemente, o extinto Conselho Britânico do Queijo financiou um estudo em 2005 e concluiu que comer queijos azuis, como o gorgonzola e o roquefort, causa sonhos intensos.

pesadelo

Pixabay

O mesmo estudo indicou que o queijo cheddar faz com que as pessoas sonhem com celebridades. A pesquisa não foi exatamente consistente do ponto de vista científico, nem foi publicada em revistas revisadas por outros cientistas, mas suas conclusões ajudaram a perpetuar a crença de que o queijo pode influenciar o conteúdo dos nossos sonhos.

Há comprovação de que o queijo causa pesadelos?

Não existem evidências sólidas de que os queijos causem pesadelos. Da mesma forma, não há grandes comprovações de que essa teoria esteja errada. Mas o predomínio dessa ideia pode ser suficiente para que ela se torne verdade, segundo Tore Nielsen, professor de psiquiatria da Universidade de Montreal, no Canadá, e diretor do laboratório de sonhos e pesadelos da instituição.

“Apenas saber que o queijo afeta os pesadelos poderá induzir sonhos, pois as pessoas são sugestionáveis”, afirma ele. Outra explicação que pode ser atribuída ao queijo (para as pessoas que afirmam sonhar após ingerir o alimento) é o alto teor de lactose presente nele.

 

Pixabay

Em um estudo conduzido por Nielsen em 2015, apenas 17% das pessoas afirmaram que seus sonhos são aparentemente influenciados pela alimentação, mas os laticínios foram os alimentos mais frequentemente relatados como causadores de sonhos perturbadores.

“É muito possível que esses efeitos se devessem a pessoas portadoras de intolerância à lactose”, segundo ele. “É como um efeito indireto no qual a lactose produz sintomas como gases, inchaços e diarreia – que influenciam os sonhos, baseados em fontes somáticas como essas. E, mesmo se você tiver algum tipo de intolerância, pode acontecer de você comer esses alimentos de vez em quando”, explicou o pesquisador.

Mas o leite de vaca não ajuda a dormir?

Até o momento, não há evidências que sustentem a teoria de que os laticínios influenciam os sonhos da população em geral. As discussões apresentadas acima são, então, hipóteses para uma realidade vivenciada por uma gama de pessoas.

Porém, elas vão ao encontro daquilo que é sempre reforçado comumente: a ideia de que o leite de vaca (que dá origem ao queijo) ajuda as pessoas a pegar no sono. Uma pesquisa recente de 14 estudos e testes de controle aleatorizados conduzidos entre 1974 e 2019 indicou que, como parte de uma dieta balanceada, o leite e laticínios podem melhorar a qualidade do sono.

A reputação do queijo de induzir sonhos intensos poderá também ser explicada, ao menos na Europa, pela tradição de comer queijo durante a última refeição da noite. Comer qualquer alimento tarde da noite poderá afetar a qualidade do sono e muitas vezes o queijo poderá levar a culpa sozinho.

Pixabay

“Para ter uma boa noite de sono, a temperatura do seu corpo precisa cair em um grau”, segundo o especialista Neil Stanley. “Normalmente não temos problemas com isso, mas, se você comer muita gordura ou açúcar tarde da noite, você precisará queimar as calorias, o que cria calor. Durante o dia, você pode queimar essas calorias. Mas, à noite, o seu corpo não quer trabalhar”, explica ele.

Explicações para os pesadelos

Uma análise de evidências concluiu que a frequência dos pesadelos está relacionada, em parte, aos distúrbios do sono. Enquanto isso, outras evidências sugerem que as pessoas que têm pior qualidade de sono sofrem mais com pesadelos.

“Uma razão pela qual o queijo e os pesadelos andam juntos é porque comer mais tarde antes de dormir apresenta grandes possibilidades de prejudicar o sono e o queijo pode ser de difícil digestão”, afirma Charlotte Gupta, pesquisadora da Universidade Central de Queensland, na Austrália, que recentemente publicou uma análise da relação entre a alimentação e o sono.

pesadelo

Pixabay

Mas existem algumas pesquisas que sugerem que, embora comer refeições noturnas altamente energéticas possa elevar a nossa temperatura corporal ao longo da noite, isso não significa necessariamente uma noite de sono ruim. Sabe-se que o aumento da temperatura corporal afeta os nossos sonhos de outras formas.

Há muito tempo, as febres são associadas a sonhos intensos e alucinações. Estudos de sonhos durante acessos de febre sugeriram que eles tendem a ser mais bizarros que os sonhos em temperatura normal. Mas ainda é preciso estudar se o queijo é capaz de induzir aumento suficiente da temperatura corporal para induzir sonhos como os verificados em acessos de febre.

Em um estudo, Gupta concluiu que as pessoas com alimentação mais próxima da dieta mediterrânea – rica em frutas, legumes, verduras e castanhas – têm a melhor qualidade de sono. “O mecanismo por trás desse efeito deve-se provavelmente à composição desses alimentos. Muitos contêm melatonina, que é um hormônio promotor do sono”, segundo ela.

Para Nielsen, são necessários estudos de laboratório nos quais as pessoas recebem alimentos específicos antes de irem dormir para testar essas hipóteses. Uma comparação entre o sono após o consumo de queijo e após a alimentação com vegetais também seria válida para sanar todas essas questões. No entanto, esta seria uma pesquisa delicada e que, provavelmente, levaria muito tempo.

Fonte: BBC

Gêmeas se casam com gêmeos e têm filhos idênticos

Artigo anterior

Relembre os cachorrinhos que já participaram do BBB

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido