Curiosidades

Tênis motorizados já são uma realidade

0

O tênis é o calçado mais confortável já desenvolvido. E claro que isso não aconteceu por acaso. Desde a sua fabricação, ele foi desenvolvido para ser um calçado confortável e usável em várias situações.

Dentre todas as opções de calçados que nos são oferecidas, o tênis é o modelo mais complexo de todos, juntamente com o salto. Isso acontece devido ao seu próprio proposito que é funcionar confortavelmente, durante corridas e caminhadas. Ou seja, quando as pessoas precisam andar muito.

Não é à toa que os tênis são também produzidos para serem muito resistentes, e é claro que estudos sobre a anatomia de nossos pés não foram dispensados na hora de sua fabricação.

Nos dias de hoje, assim como todas as outras coisas, os tênis também tendem a evoluir e se aprimorarem. Alguns são cheios de tubos, amortecedores, tecidos e texturas diferentes.

Contudo, essas coisas pareciam muito “comuns”, pelo menos na visão de algumas empresas. Tanto é que várias já lançaram modelos de tênis elétricos que permitem caminhar muito mais rápido. O diferencial desse produto é que, por conta dos motores usados em sua fabricação, eles ajudam a acelerar o passo de qualquer pessoa.

Tênis elétrico

Os tênis elétricos mais recentes foram feitos pelos engenheiros da Carnegie Mellon University que fundaram a empresa de tecnologia Shift Robotics. O modelo se parece com um patins e tem sensores que monitoram o estilo de caminhada de cada pessoa para que assim consiga ajustar a velocidade de maneira autônoma.

De acordo com os fabricantes, esse tênis ajuda a pessoa a se mover 250% mais rápido, chegando a uma velocidade de 11 quilômetros por hora. Para se ter noção, isso é bem mais rápido do que a velocidade média normal que uma pessoa anda, que está na faixa de cinco quilômetros por hora. O modelo tem uma autonomia de até 9,5 quilômetros.

Outro modelo

Esse tênis chamado Ninebot Segway Drift foi desenvolvido pela Xiaomi e também tem um conceito parecido com um patins. Contudo, esse modelo tem apenas uma roda no centro e é alimentado tanto por eletricidade como pelo movimento dos pés da pessoa que o está usando.

O modelo tem uma autonomia de 80 minutos e pesa sete quilos.

Inovação

Versatille

Com a evolução da moda, a inclusão foi se tornando um fator de maior importância. Grandes marcas estão revendo os seus conceitos e produtos, para que eles sejam o mais inclusivo possível e não deixem nenhuma parcela da população se sentindo excluída.

Uma dessas empresas é a Vans, uma marca de tênis bastante conhecida. Ela foi fundada no dia 16 de março de 1966, em Anaheim, Califórnia. A empresa foi criada pelos irmãos Paul Van Doren e James Van Doren, ao lado dos sócios Gordon Lee e Serge D’Elia. O primeiro nome da Vans era “The Van Doren Rubber Company”.

Desde sua criação, a marca passou por várias coisas. E hoje, é reconhecida por todos. Em 2020, a empresa fez o lançamento da sua coleção, chamada “Vans Autism Awareness Collection”, que traduzido seria “Coleção de Consciência sobre Autismo da Vans”.

Os tênis lançados nessa coleção são diferentes dos demais da marca porque eles são ultra confortáveis e foram pensados especialmente para as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. É esse distúrbio do neurodesenvolvimento que faz com que as pessoas tenham dificuldades na interação social.

A coleção foi desenvolvida pela Vans com a consultoria do Conselho Internacional de Padrões de Credenciamento e Educação. Além de serem bastante confortáveis, o design desses tênis foi focado nos sentidos do tato, visão e som. Os tênis são feitos em uma paleta de cores calmantes. São tons de azul e verde.

O objetivo da Vans é doar, no mínimo, 100 mil dólares do que for arrecadado com essa coleção, para a Fundação A.skate. Ela é uma organização sem fins lucrativos, que faz a introdução do skate para as pessoas com autismo.

Além dos tênis, a marca também lançou uma linha de camisetas de manga curta e longa para as crianças. As peças de vestimenta também acompanham a mesma paleta de cores calmantes que os tênis.

Fonte: History, Versatille

Imagens: YouTube, Versatille

Além de Anitta, conheça outros brasileiros que foram indicados ao Grammy

Artigo anterior

X3, o protótipo do carro voador da XPeng

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido