Curiosidades

Três países vão colaborar para colocar rover em Marte

0

Dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda ainda é um dos maiores desejos do homem. E o fascínio pelo quarto planeta do sistema solar existe desde que Marte foi descoberto, sendo sempre uma grande fonte de mistérios. Por conta disso, à medida que o tempo foi passando, as pesquisas foram ficando mais intensas e os vários rovers enviados para lá dão informações e imagens cheias de detalhes.

Mesmo que vários robôs já tenham sido enviados, isso não quer dizer que mandar os rovers para Marte seja uma coisa fácil. Tanto é que, agora, três agências espaciais assinaram um acordo para fazer uma missão até o Planeta Vermelho. As agências espaciais da França, Alemanha e Japão fizeram o anúncio na Paris Air Show, que é considera a maior feira de aviação do mundo.

Pelo acordo entre o países, eles enviarão um rover robótico franco-alemão que estará a bordo da missão japonesa Martian Moon eXploration (MMX). O objetivo dessa missão é pousar na superfície de Fobos, a lua marciana. Esse será um feito inédito na história da exploração espacial.

Lua de Marte

Universo racionalista

Como dito, há décadas o Planeta Vermelho atiça a curiosidade do ser humano. E mesmo que missões já tenham levado rovers até ele, nenhuma pousou nas luas Fobos e Deimos.

No caso de Fobos, ela foi descoberta em 1877 e tem um diâmetro médio de somente 22 quilômetros, mesmo assim, ela desperta um interesse grande nos cientistas. Por conta disso, algumas teorias sobre ela foram elaboradas.

Um exemplo foi que, na década de 1950, por conta dos parâmetros orbitais estranhos da lua ao redor de Marte e da densidade da sua luz, um cientista afirmou que ela era, na realidade, um satélite artificial que tinha sido construído no passado por alguma raça alienígena extinta.

Claro que essa teoria se provou falsa com o passar do tempo. Hoje em dia, existem duas grandes teorias a respeito de Fobos. A primeira é de que ela é um conglomerado de detritos da formação de Marte ou então de asteroides que passaram por lá. A segunda é de que Fobos foi criada por um corpo massivo que colidiu com o planeta ainda no começo do sistema solar.

Missão

Olhar digital

Por ser cercada por mistérios é que essa lua de Marte atrai tanto os pesquisadores, e querendo desvendar alguns deles, a agência espacial japonesa quer lançar a missão MMX em 2024.

Assim que a missão chegar em Marte, ela irá fazer sobrevoos da lua externa, Deimos, e irá entrar no que é chamado de órbita de quase-satélite (QSO). Isso lhe dará a possibilidade de manter a estação com a lua de Fobos. Quando a missão estiver nesse local, o rover, feito pela Alemanha e França, irá ser liberado.

O rover pesará 25 quilos e irá tentar se locomover por Fobos, o que não será uma coisa fácil. Isso porque, a gravidade no local é tão baixa que uma pessoa pode pular para a órbita. Justamente por isso que os países projetaram as rodas do rover para que elas cavem buracos na superfície.

A missão quer estudar as propriedades térmicas e a composição mineral de Fobos.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, Universo racionalista

Todos os sul-coreanos ficam 2 anos “mais jovens” de um dia para o outro após mudança em contagem de idade

Artigo anterior

Jovem internada após cheirar pimenta tem novas infecções e volta para casa é adiada, diz família

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido