A orca é um dos animais mais belos da natureza. Como a maioria de nós nunca poderá ver uma delas pessoalmente, nos resta admirá-las através das mídias na internet. Uma boa opção é assistir ao clássico Free Willy, filme onde nós vemos a relação de um garoto com uma orca. As orcas selvagens são impressionantes animais marinhos, e que não podem ser retiradas do mar atualmente para cativeiro. O máximo permitido é que os filhotes gerados em cativeiro, continuem lá. Além disso, o máximo que pode acontecer é você se deparar com esse animal no mar, o que é improvável.

Porém, nem tudo que é improvável, é impossível. Na costa da Nova Zelândia, dois nadadores se divertiam na natureza aquática. Um deles era Dylan Brayshaw, que também é fotógrafo, decidiu sair da água para registrar o momento de entrosamento com os animais.  O fato aconteceu nas últimas semanas e mostrou algumas orcas da espécie conhecida oficialmente como Orcinus orca.

Homens e orcas selvagens

Publicidade
continue a leitura

O fotógrafo Dylan Brayshaw gravou um vídeo, em terceira pessoa, em Hahei Beach, no dia 4 de dezembro. Ele, que estava inicialmente nadando com as orcas e um amigo, decidiu sair da água para filmar seu colega interagindo com uma família de orcas selvagens (vídeo acima). O nadador filmado vai na direção dos animais, que começam a nadar em volta dele e com ele. O vídeo feito por Brayshaw é de tirar o fôlego e exibe uma pequena família de orcas, incluindo dois jovens filhotes, se divertindo ao redor do nadador enquanto ele se conduz pelas águas do oceano.

Outro caso semelhante aconteceu com Rowan Virbickas. Enquanto procurava ouriços do mar, ele encontrou uma família de orcas formadas por três adultos e um bebê. Ao ver o homem, elas começavam a dançar em volta dele.

Publicidade
continue a leitura

Baleia assassina?

Ainda que não sejam de fato baleias, pois são uma espécie de golfinhos, as orcas selvagens mantêm o apelido de baleias assassinas. A fama começou devido aos ataques mortais das que eram mantidas em cativeiro, e que investiam nos treinadores. Apesar de fortes e violentas quando estão presas, quando vivem livremente pelo mar elas mostram um comportamento bem pacífico. No oceano, não existem relatos de que elas tenham matado nenhum ser humano.

Publicidade
continue a leitura

O fato é que os indícios apontam que elas se estressavam no cativeiro, devido ao fato de que eram tratadas muito mal, com violência, sendo exploradas. Na maioria dos casos, na natureza, o que as orcas fazem é cooperar com os seres humanos quando necessário.

E aí, o que você achou dessas matérias? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que ama tanto os animais, que prefere vê-los livres, aquele abraço.

Publicado em: 13/12/18 17h39