• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Violência diminui após projeto ensinar meditação e yoga para crianças periféricas

POR Cristyele Oliveira    EM Compartilhando coisa boa      26/02/19 às 18h44

A infância é um período muito importante e decisivo na vida de todos nós. É nesse momento em que se começa a formar a personalidade e o caráter de uma pessoa. As experiências e estímulos que se têm durante a infância, são determinantes na vida adulta do indivíduo.

Pensando justamente nisso, uma ONG tem inovado ao levar até as crianças da periferia, o ensino de yoga e meditação como forma de educar e diminuir os índices de violência alarmantes entre os jovens da região, e a iniciativa já tem mostrado os resultados positivos.

O projeto

O Instituto Inovaí é uma ONG criada por Aura Gabriela e Otávio Bastos, que desde 2014, vem desenvolvendo um trabalho significativo na comunidade "V8", na cidade de Olinda, em Pernambuco. Com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, através de aulas e atividades de meditação e educação financeira, hoje, o projeto atende 30 alunos, de 7 a 11 anos, que nunca haviam tido contato com a prática de yoga e meditação.

"O projeto surge como decorrência de um alto índice de violência crescente ao nosso redor. Passamos a refletir e buscar iniciativas inspiradoras voltadas à Cultura da Paz, algo que tanto falamos, mas pouco vemos na prática", conta Aura, fundadora da ONG.

Aura Gabriela, tem apenas 26 anos, e é a idealizadora do projeto. A jovem tem contato com a yoga e meditação há dez anos, quando se encantou pelas práticas orientais e começou a estudar mais sobre a filosofia milenar. Ela percebeu na sua vida o poder transformador da meditação, e teve a ideia de repassar esse bem-estar aos demais. Foi a partir dessa constatação, que surgiu a Inovaí, que hoje tem a missão de ensinar as modalidades de yoga e meditação para jovens e crianças de baixa renda.

"Acreditamos que esta seja uma das maneiras efetivas mais eficazes para a diminuição da violência e dos conflitos. A infância é um dos estágios mais importantes para a formação de um adulto consciente e amoroso", conta ela.

Mesmo vivendo em uma região afastada dos grandes centros, próximas a uma realidade conturbada, as crianças e jovens são mais receptivos a toda novidade apresentada. O caminho usado pela Inovaí é sempre o lúdico, com atividades educativas, brincadeiras e leituras.

Desde que o projeto começou, os pais das crianças já perceberam mudanças significativas no comportamento, melhoras no rendimento escolar, além de uma maior concentração e calma dos estudantes.

A meditação é o exercício de concentrar-se na própria respiração, e a prática já tem sido implementada no ensino infantil em vários países, como China, Estados Unidos, Inglaterra e em alguns lugares da região sul do Brasil.

Iniciativas para toda a comunidade

Contudo, o trabalho da ONG não se limita somente ao ensino de yoga e meditação as crianças. Em um outro projeto paralelo, tem sido ensinadas técnicas de educação financeira para toda a comunidade. Lições de como lidar com o dinheiro de uma maneira muito mais inteligente, noções para aprender a poupar e consumir de forma mais consciente são passadas para gestantes e pessoas da terceira idade que frequentam as aulas organizadas pela Inovaí.

São iniciativas simples, mas que tem um grande poder de transformação na vida das pessoas.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+