Ciência e TecnologiaCuriosidades

Você é amigo(a) do seu ex? A ciência tem uma teoria especialmente pra você

0

Praticamente todo mundo vai concordar com a frase “A pior parte de um relacionamento é o término dele”. Todo relacionamento começa como se não houvesse amanhã, e por vários motivos o amor acaba diminuindo e com isso vem o fim desse relacionamento. Muitas pessoas cortam qualquer contato com ex, excluindo do Facebook e até mesmo parando de frequentar os lugares que eles costumam frequentar. Porém, existem pessoas que continuam mantendo contato com o ex, e isso pode significar que essas elas não são pessoas boas.

O estudo foi feito pela Universidade de Auckland e com esse estudo eles descobriram que pessoas com uma personalidade “escuras” são mais propensas a ter amizade com seus ex namorados. Eles chamam de pessoas com personalidades “escuras” quem são desagradáveis, manipuladores e exploradoras com outras pessoas.

ex

Estudo

ex

O estudo aconteceu em duas partes. A primeira parte foi feita com um grupo de 350 pessoas. Foi pedido para que eles escolhessem os mais diversos motivos para que uma pessoa manteria a amizade com um ex namorado ou namorada. Os motivos foram os mais diversos envolvendo sexo, dinheiro, sentimentos, confiança, etc. Dentre os motivos que mais se destacaram foram: “A possibilidade de fazer sexo ocasionalmente” (acesso sexual), “pegar dinheiro emprestado” (pragmatismo) e “servir como confidente caso precisasse” (confiabilidade). Ao todo escolheram 150 motivos divididos em várias categorias, dentre elas acesso sexual, pragmatismo e confiabilidade.

Depois foram escolhidas outras 500 pessoas e foi pedido para que cada uma escolhesse motivos que validariam ser amigo do ex. Depois que cada uma escolheu, elas foram submetidas a testes diversos de personalidade, que mostravam o quando a pessoa é honesta e o quanto ela é uma pessoa com personalidade “escura”.

Resultado

ex

As pessoas que tinham uma personalidade “escura”, davam uma maior importância para questões pragmáticas, como se continuassem amigos daquela pessoa para pedir algo ou oferecer algo quando houvesse a necessidade. Pessoas que atingiam uma baixa pontuação em honestidade e humildade, davam grande importância a fatores ligados ao sexo, como se o ex fosse um objeto sexual quando não encontrava nenhuma outra opção. Então chegamos à conclusão que a grande maioria das pessoas que mantém alguma relação com o ex pode ter uma pessoa com personalidade “escura”. Obviamente não é uma regra.

Uma coisa interessante é que as pessoas confiáveis e sentimentos, deram pouca importância para fares sexuais e pragmáticos. Outra coisa que descobriram nesse estudo é que os homens estão mais suscetíveis a escolher fatores sexuais.

E aí, o que vai fazer agora, vai excluir seu ex do Facebook? Percebeu que você é amigo do ex por algum motivo ruim? Comenta aí.

9 coisas que você precisa fazer para “prender” a pessoa que está ficando com você

Matéria anterior

7 situações que só os homens enfrentam após o sexo

Próxima matéria

Você pode gostar