Curiosidades

Você pode saber que tem autismo por esses sinais do transtorno

0

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento e possui três características fundamentais: as pessoas que têm tal transtorno são incapazes de interagir socialmente, possuem um padrão de comportamento restrito e repetitivo e têm dificuldade com a linguagem comunicacional e interação de jogos simbólicos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse transtorno se refere a várias condições que são caracterizadas por algum grau de comprometimento na comunicação, linguagem e comportamento social. Os sinais do autismo podem ser percebidos ainda na infância e, normalmente, continuam na adolescência e vida adulta das pessoas que o têm.

Os graus do transtorno também são diferentes, tendo pessoas que podem viver de forma independente, mas também existindo as que precisam de apoio na sua vida toda.

O diagnóstico de transtorno do espectro do autismo (TEA) pode ser bem difícil justamente por não existir nenhum exame médico que possa dá-lo. Para que o diagnóstico seja feito, os médicos usam como base o histórico de desenvolvimento e o comportamento da criança.

Por conta dessa dificuldade no momento do diagnóstico, por mais que o autismo possa ser identificado ainda na infância, várias pessoas não são diagnosticadas até a fase adulta. Isso pode acontecer porque nem sempre os traços do transtorno são perceptíveis, ainda mais quando a pessoa tem autismo de alto funcionamento ou Transtorno de Asperger, que é tido como o nível 1.

Sinais do autismo

Mesmo que existam alguns sinais para o transtorno é importante lembrar que cada pessoa autista é diferente da outra e que os desafios podem ser semelhantes, mas nem sempre iguais para todos.

Hipersensibilidade a cheiros, texturas e sons

Adapte

A pessoa autista geralmente presta atenção a determinados sons contínuos ou baixos, como por exemplo, o barulho do ar condicionado. Normalmente são barulhos que as outras pessoas não se preocupam tanto. Além disso, elas são mais sensíveis aos cheiros e às texturas. Por conta disso, elas reagem a alimentos com texturas diferentes e a determinados tecidos.

Interesse muito grande por determinados assuntos ou atividades

Quem tem autismo pode demonstrar um interesse bastante intenso e ser bem focado em determinado assunto. Esse interesse pode ser tecnologia, jogos, música, personagens, ou qualquer outro. Isso tem um nome: hiperfoco. Geralmente ele se manifesta ainda na infância de quem tem o transtorno.

Trabalhar melhor sozinho do que em equipe

Isso é um sinal de autismo porque por conta das dificuldades de interação social. Várias pessoas que têm o transtorno preferem ficar sozinhas, até mesmo no trabalho. E não é por estarem sozinhas que elas se sentem solitárias. Essas pessoas funcionam melhor dessa forma.

Ser apegado à rotina

Organize na prática

As pessoas autistas têm um apego à rotina. Por exemplo, elas gostam de ter uma ordem para ser seguida quando estão se arrumando para o trabalho, pegar sempre o mesmo caminho, comer as mesmas coisas nas refeições e por aí vai.

Habilidade social faltando

Normalmente, as pessoas com esse transtorno têm um ciclo social limitado e não gostam de fazer reuniões em grupo por ficarem nervosas. Além disso, quando ficam por muito tempo tendo interações sociais, elas se sentem sobrecarregadas e tudo é uma experiência desgastante e exaustiva.

Dificuldade na percepção das nuances na entonação da fala 

Quem tem autismo, normalmente, interpreta as falas das pessoas sempre ao pé da letra. Por conta disso, eles não percebem ironias ou piadas de duplo sentido. Além disso, eles também costumam não entender a comunicação não verbal, como por exemplo, a linguagem corporal, expressão facial ou gestos.

Evita contato visual

Psicologia online

O simples fato de olhar nos olhos de outra pessoa para algumas pessoas com  transtorno pode ser extremamente desconfortável e cansativo.

Extremamente sincero

Outro sinal da pessoa com autismo é que ela tende a ser totalmente sincera e literal. Além disso, as pessoas com o transtorno têm dificuldade em esconder o que elas pensam.

Dificuldade em expressar de forma adequada as emoções

Um último sinal de que a pessoa pode ser autista é que quem tem o transtorno tem uma tendência a não demonstrar ou receber o afeto de forma natural. O que não quer dizer que essas pessoas não tenham afeto, interesse ou vínculos. Elas somente têm limitações. E os autistas também não têm o costume de falar dos seus sentimentos.

Fonte: Catraca livre

Imagens: Adapte, Organize na prática, Psicologia online

Esses atores morreram antes de terminar seus últimos filmes

Artigo anterior

Na África, esse caçador virou caça e foi morto

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido