CuriosidadesHistória

Você sabia?: Armagedom e Apocalipse são coisas diferentes!

0

Apesar de você quase sempre usar essas duas palavras como sinônimos, na verdade elas têm diferenças bem grandes. Afinal, apesar de ambas significarem o fim do mundo, os contextos e consequências de cada termo são distintos, o que define o contraste entre ambos e também porque é errado usá-los como palavras com o mesmo sentido. Sem mais, descubra aqui o que cada um significa e como eles se diferenciam, tanto na maneira quanto podem acontecer quanto nos reflexos que causarão se algum dia realmente se materializarem:

Armagedom

Warhammer-Mark-Of-Chaos-628

Vem das palavras “Har”, que significa “montanha”, e “Megido”, que era um vilarejo pertencente aos cananeus, povo que vivia próximo a Jerusalém e hoje tem sua cidade transformada em não mais do que um monte de ruínas.

Sempre envolta em disputas bélicas e conflitos sangrentos, o povoado árabe é citado várias vezes na Bíblia como uma referência à violência – mais ou menos uma versão africana de Esparta – e até a figura bíblica do Rei Salomão já passou pela cidade, que usou como estábulo para seus cavalos.

Em 1918, o local serviu de palco para uma guerra entre turcos e britânicos, o que deu origem ao Estado de Israel. Oficialmente, a Bíblia diz que “o período de mil anos de paz começará em Armagedom, quando Jesus e todos os santos derrotarem o Anticristo”.

Apocalipse

4d66c33b89c75399f768cc71a433da0b_large

Enquanto isso, como se explica no livro homônimo presente na Bíblia, o Apocalipse é o julgamento final e “filtro” das almas na Terra. O termo, em grego, inclusive significa “algo descoberto”, e aparece em várias menções – inclusive na do Armagedom – representando momentos de mudança na humanidade, e não necessariamente seu fim.

Faz parte do Apocalipse o reestabelecimento da paz mundial, já que o Julgamento Final aconteceria nesse período. Por sua vez, a palavra também serve para ilustrar outros tipos de apocalipse, não religiosos, como o colapso natural, a superpopulação, uma terceira guerra mundial ou algo que transforme de maneira definitiva os parâmetros de sobrevivência e existência humanas no planeta.

O secreto e misterioso episódio final de “Caverna do Dragão”

Matéria anterior

10 curiosidades sobre peidos que você sempre quis saber, mas nunca teria coragem de perguntar

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos