Curiosidades

WhatsApp testa chats de voz para grupos; saiba como funciona

0

O WhatsApp já é uma forma de se comunicar unânime no Brasil. O aplicativo foi criado em 2009, mas somente em 2012 que ele se tornou famoso e virou quase que obrigatório entre os brasileiros, tanto que é quase impossível se imaginar sem usá-lo.

Por conta disso, o aplicativo de mensagens foi mudando, atualizando-se para suprir as necessidades dos usuários e fazendo com que o app ficasse o mais funcional e fácil para todos. Muitas vezes, o WhatsApp traz recursos que seus usuários nem imaginavam que precisavam dele, até tê-lo disponível.

Agora, o mensageiro está testando uma nova função que dá ao usuário a possibilidade de conversar em salas de áudio. Essa nova maneira de conversar será bem parecida com o que é visto nos canais de voz do Discord e no “Spaces” do Twitter.

De acordo com o WaBetaInfo, um site especializado, a principal vantagem desses chats de voz quando comparados com as ligações normais é que neles será possível conversar sem que o telefone de todos os participantes do grupo toque.

Chats de áudio

Olhar digital

Uma pessoa que tem o WhatsApp Beta compartilhou imagens dessa nova função. Nela, é possível ver que tem um ícone no formato de uma onda de voz. Quando a pessoa clica em “Conectar” irá aparecer uma interface de áudio da chamada bem em cima do nome do grupo e da conversa. Nessa área existe um microfone que a pessoa usará para desativar seu áudio, e também um “X” que serve para sair do chat de áudio.

De acordo com o Engadget, quando uma pessoa do grupo começar um chat de voz, os outros participantes irão receber uma notificação parecida com o de mensagem de texto. Ela irá mostrar quantas pessoas estão na conversa e uma opção para entrar nela.

E se o bate-papo ficar vazio, o chat é encerrado de forma automática depois de 60 minutos se nenhuma pessoa entrar. Essa nova função poderá ser usada por até 32 pessoas. Assim como as outras funções do mensageiro, esses chats também serão criptografados de ponta a ponta, o que garante a privacidade dos usuários.

Essa nova função ainda está disponível somente para poucas pessoas que têm a versão 2.23.16.19 do WhatsApp Beta de Android. No entanto, ela deve ser liberada para mais usuários ainda nos próximos dias.

WhatsApp

Canaltech

Nem sempre a novidade é uma nova função, tanto é que o aplicativo traz mudanças também em outros aspectos. Por exemplo, uma nova interface. Os usuários de Android já começaram a vê-la em seus aplicativos porque ela foi liberada para um número maior de testadores.

Com essa nova interface, a barra de navegação do WhatsApp Beta fica na parte de baixo da tela, o que se assemelha com o visual que é visto no sistema iOS. Esse novo visual do aplicativo Beta já está sendo experimentado há meses, contudo, ele estava disponível para poucas pessoas.

Agora, de acordo com o WABetainfo, um site especializado, a nova interface está disponível para as pessoas que têm a versão 2.23.16.17 do aplicativo. Nessa nova versão, o WhatsApp para Android fica igual ao iOS com os atalhos para Conversas, Status, Comunidades e Chamadas, todos na parte de baixo da tela, enquanto que na parte de cima fica o nome do aplicativo, e os atalhos para câmera, busca e opções.

A desvantagem desse novo layout do WhatsApp é que é impossível ir de uma aba para outra somente arrastando para o lado. De acordo com a empresa, o gesto não vai ao encontro das guias do Material Design do Android. Por conta disso ele teve que ser retirado.

Mesmo que esse novo layout esteja disponível para mais usuários, ele ainda não foi lançado oficialmente e não existem informações sobre quando isso irá acontecer. No entanto, essa disponibilidade maior dá a entender que ela está perto de ser liberada definitivamente.

Fonte: Olhar digital, Canaltech

Imagens: Olhar digital, Canaltech

Qual civilização durou mais tempo na história?

Artigo anterior

Hackers da Coreia do Norte invadiram principal fabricante russa de mísseis

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido