Curiosidades

É possível viver sem alguns órgãos?

0

Sim. Alguns órgãos não são vitais de imediato, é claro que não é uma boa ideia remove-los. Mas o Papa Francisco I por exemplo, teve parte do pulmão retirado quando ainda era um adolescente, o pulmão foi removido para tratar uma infecção que ele teve, naquela época era comum a remoção de partes do corpo para tratar uma infecção, já que os antibióticos não eram amplamente utilizados.

É possível sobreviver mesmo se um pulmão inteiro for removido. Nesse caso, o pulmão remanescente infla para ocupar uma parte do espaço extra. E viver com apenas um pulmão não costuma afetar as tarefas diárias ou a expectativa de vida, embora uma pessoa com um único pulmão não seja capaz de executar as mesmas atividades físicas na mesma intensidade de uma pessoa com dois pulmões.

Voltando a matéria, esperamos que você não queira remover nenhum órgão, porém aqui vai a lista dos que você continuaria vivendo mesmo se removesse:

Rim

rim
Como você deve saber, os seres humanos têm dois rins, mas precisam de apenas um para viver. Algumas pessoas nascem com apenas um rim, outras doam um deles e ficam com apenas um. Em geral, as pessoas com um rim tem poucos ou nenhum problema de saúde e tecnicamente uma pessoa pode até viver sem nenhum rim, obviamente precisaria de hemodialise.

Baço
baço

O baço é o órgão responsável por filtrar o sangue e ajudar a combater infecções, mas não é essencial para a sobrevivência. Ele pode ser removido por exemplo, quando está danificado. Entretanto, as pessoas sem esse órgão são mais propensas a infecções.

Órgãos reprodutivos

utero
Algumas mulheres tem o útero removido para fazer uma histerectomia como tratamento para câncer, miomas uterinos, dor pélvica crônica, entre outros motivos. Já os homens podem ter os testículos removidos para tratar o câncer de testículo.

Estômago

estomago
Acontece de uma pessoa ter o estômago inteiro removido, como tratamento para um câncer estomacal, um procedimento chamado gastrectomia total. Nesses casos o intestino delgado é ligado ao esófago. As pessoas que passam pelo procedimento recebem nutrientes através de uma veia por algumas semanas, enquanto se recuperam. Depois disso, são capazes de comer a maioria dos alimentos, em pequena quantidade é claro, e tomar suplementos dietéticos se tiverem problemas na absorção de vitaminas essenciais.

Cólon

colon
Algumas pessoas podem ter o cólon removido como uma maneira para tratar o câncer de cólon, ou em alguns casos para evitar o câncer do cólon. É possível viver sem um cólon, mas nesses casos as pessoas podem precisar de uma bolsa fora do corpo para recolher fezes. E existe também uma cirurgia capaz de criar uma bolsa no intestino delgado, ocupando o lugar do cólon dispensando a bolsa fora do corpo.

Apêndice
apendice

O apêndice é um órgão pequeno, em forma de tubo que se projeta a partir da primeira parte do intestino grosso. Não é clara a sua função, mas pode ser removido se inflamar ou tiver rupturas.

Conheça 15 dos mistérios mais cabulosos do mundo

Artigo anterior

Tempestades destrutivas estão se formando no Sul do país, MS e São Paulo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido