Ciência e Tecnologia

Veja os três eventos astronômicos raros que acontecem hoje

0

Em novembro de 2003 tivemos a chance de observar o último eclipse total solar. O fenômeno é raro e acontece quando Lua, Terra e Sol se interpõe, bloqueando por alguns momentos a passagem da luz.

Mas hoje será possível ver novamente não apenas um eclipse solar, mas outros dois fenômenos astronômicos raros: superlua e o equinócio de outono.

Para quem não sabe, o equinócio de outono é um momento do ano em que o dia e a noite têm a mesma quantidade de horas, já a superlua acontece porque a órbita dela fica mais próxima da superfície terrestre, então podemos vê-la em tamanho maior.

O três fenômenos não interferem um no outro e o acontecimento dos três no mesmo dia é pura coincidência. Segundo o The Independent , apenas em 2053 e 2072, um eclipse solar ocorrerá ao mesmo tempo em que um equinócio.

Eclipse solar

eclipse

O Eclipse solar aconteceu pela manhã, mas só pôde ser visto em algumas regiões. Uma sombra com cerca de 463 quilômetros de comprimento por 150 quilômetros de largura, foi projetada no Atlântico Norte, um pouco ao sul da Groenlândia.

Ela seguiu uma trajetória parecida com um semicírculo, e passou entre a Islândia e o Reino Unido. Depois disso, ela seguiu até o Polo Norte. Ela encobriu as ilhas dinamarquesas Faroé e, depois, o arquipélago norueguês de Svalbard.

Apenas nesses lugares foi possível ver 100% do eclipse. Na Europa, em geral, foi possível observar de 50 a 99% do fenômeno, dependendo da cidade.

Superlua

superlua

Que a superlua é um evento bonito de se ver todo mundo sabe. Mas por que ele acontece? A órbita da Lua não é totalmente circular, por isso existe um ponto em que ela fica mais próximo da Terra, o que faz com que o astro pareça bem maior no céu.

Esse fenômeno também é conhecido como perigeu lunar e quando ele coincide com a lua cheia, ocorrem as superluas. No entanto, no perigeu desta sexta-feira (20), o terceiro do ano, a Lua estará em fase nova, portanto não será possível vê-lo.

Equinócio de outono

equinócio

Os equinócios e solstícios estão relacionados com o eixo da Terra. Durante o equinócio de outono ou de primavera, no Hemisfério Norte, a Terra recebe os raios do sol de maneira perpendicular à superfície.

Por causa disso, nesta sexta-feira, o dia e a noite terão a mesma quantidade de horas.

10 coisas que qualquer smartphone pode fazer e você nem imaginava

Artigo anterior

Os 7 piores serial killers do século XX

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido