• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 fotografias que ajudaram a mudar a história

POR Mateus Graff    EM História      19/08/16 às 19h58

A fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e que revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, assim como a cultura, a economia e as artes. E hoje, dia 19 de agosto, é o dia mundial da fotografia. Normalmente, durante este dia, acontecem palestras, workshops e demais atividades relacionadas a fotografia. As fotografias podem ser utilizadas para informar, recordar ou como uma expressão artística.

A escolha do dia 19 de agosto para celebrar esta data é uma homenagem a invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção. Bom, hoje, caros amigos, nós trouxemos algumas fotos históricas, que de alguma maneira ajudaram a mudar a história, confiram:

1 - Foto de Dorothea Lange, 1936

001

Essa foto mostra uma mulher que tinha acabado de vender seus pneus de carro para alimentar seus sete filhos. Essa fotografia passou a representar a Dust Bowl da década de 30.

2 - Foto de Jeff Widener, 1989

002

Jeff Widener fotografou o "rebelde desconhecido" em pé na frente de uma linha de tanques. O homem foi levado para longe e nunca mais foi visto, mas seu protesto não violento realmente ficou para a história.

3 - Foto de Lennart Nilsson, 1965

001

Lennart Nilsson começou a tirar fotos de fetos em desenvolvimento com um endoscópio em 1957, e em 1965 ele publicou suas fotos na famosa revista Life, e na época realmente foi um avanço mostrar para as pessoas de onde viemos.

4 - Foto de Joe Rosenthal, 1945

001

Uma das imagens mais marcantes da Segunda Guerra Mundial, bem como um vencedor Pulitzer, a foto mostra os norte-americanos levantando sua bandeira no topo do Monte Suribachi, durante a batalha de Iwo Jima. É amplamente utilizado como uma homenagem ao heroísmo americano.

5 - Muhammad Ali vs Sonny Liston, 1965

001

A revanche entre Muhammad Ali e Sonny Liston permanece controversa por causa da maneira como Liston caiu no meio do primeiro round, aparentemente do nada.

6 - Foto de William Anders, 1968

001

Bill Anders, ex-astronauta da missão Apollo 8, fez essa foto enquanto do horizonte da Lua, enquanto Frank Borman orbitava a Lua. Essa foto mudou a maneira de pensar das pessoas sobre o nosso planeta.

7 - Foto de Cecil W. Stoughton, 1963

001

Cecil Stoughton foi fotógrafo do Presidente Kennedy, e ele capturou esta imagem comovente de Jackie Kennedy em pé com o recém-empossado presidente Johnson, poucas horas depois de Kennedy ser baleado.

8 - Foto de Alfred Eisenstaedt, 1945

As pedestrians watch, an American sailor passionately kisses a white-uniformed nurse in Times Square to celebrate the long awaited-victory over Japan on August 14, 1945.

Nenhuma imagem diz mais sobre o alívio que os americanos sentiram no final da Segunda Guerra Mundial do que esta imagem clássica de um marinheiro beijando uma enfermeira. o beijo era para comemorar o fim da guerra.

9 - Foto de Eugene Richards, 2008

001

Eugene Richards documentou o custo humano da guerra no Iraque, como essa foto de um soldado que sofreu um ataque brutale teve parte de sua cabeça destruída.

10 - Foto de Huynh Cong Ut, 1973

001

Uma menina despida com um grupo crianças após o bombardeio aldeia vietnamita. Ela sobreviveu, removendo suas roupas. Esta foi uma das muitas imagens premiadas que trouxeram a atrocidade da guerra aos lares americanos.

E ai amigos, já conheciam a história de todas essas fotografias? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+