• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

12 imagens que mostram a grande mudança de Berlim ao longo dos anos

POR Bruno Destéfano    EM Lugares & Construções      16/04/19 às 18h05

Nós tiramos milhares de fotos hoje em dia, mas ainda não as valorizamos como merecem. Ao retratar uma partícula do mundo e mantê-la absolutamente imóvel, estamos construindo história. Talvez nós nunca mais veremos o espaço da mesma maneira em que foi retratado. Por essa razão, diversos fotógrafos registram ruas, calçadas, construções, edifícios, casebres de partes do mundo. A capital da Alemanha, inclusive, é uma dessas cidades que são repletas de histórias (truculentas e fascinantes) e por isso você vai acompanhar 12 imagens que mostram a grande mudança de Berlim ao longo dos anos.

Dividida durante a Guerra Fria, o seu Portão de Brandemburgo tornou-se extremamente simbólico. Berlim também é conhecida por seu cenário artístico e marcos modernos, como a Berliner Philharmonie, de cor dourada e teto inclinado, construída no ano de 1963. Guerras foram enfrentadas e monumentos contemporâneos foram construídos/estabelecidos. Tudo isso se insere em Berlim, mesmo que as paredes tenham adquirido outras tonalidades ou formas ao passar do tempo. A fotografia entra no contexto ao cristalizar a memória do espaço que passou por crescentes modificações. A mudança de Berlim ao longo dos anos felizmente fora registrada.

A cidade fica no coração da Planície da Alemanha do Norte, em frente a um eixo comercial e geográfico leste-oeste que ajudou a torná-la a capital do reino da Prússia. Em seguida, a partir de 1871, integrou a Alemanha unificada. A antiga glória de Berlim terminou em 1945, mas a cidade sobreviveu à destruição da Segunda Guerra Mundial e foi reconstruída. Até hoje, é espantoso o crescimento econômico e cultural, tendo em vista as circunstâncias anteriores.

Medindo aproximadamente 37 km de norte a sul e 45 km de leste a oeste, Berlim é de longe a maior cidade da Alemanha. Ela foi construída principalmente em solo arenoso glacial, rodeada por um extenso cinturão de lagos margeados por florestas. De fato, cerca de um terço da área da Grande Berlim ainda é coberta por bosques de pinheiros e bétulas, lagos e praias. "Montanha do Diabo" (Teufelsberg), uma das várias colinas construídas a partir dos escombros deixados pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, foi transformada em uma área de esportes de inverno para esqui e trenó.

Definitivamente é uma cidade que transborda em história. Nada mais justo do que representá-la por meio de fotos em diferentes tempos e espaços. De acordo com Malcolm Daniel, curador sênior de fotografia do "Metropolitan Museum of Art", as grandes obras de arte tem o poder de nos transformar. Sejam elas feitas agora ou há 50, 100, 1.000 anos, a arte do retrato nos move para o conhecimento enraizado em cada frame. "Toda vez que perdemos algo que tem esse poder, perdemos uma oportunidade de sermos transformados por isso ", diz o sênior.

Poderíamos dizer, então, que a fotografia é uma celebração do que não podemos esquecer. E, cá entre nós, a história alemã não pode se perder nas entrelinhas do tempo. Nos últimos anos, Berlim está se transformando completamente com a construção de avenidas cheias de edifícios vanguardistas. A diferença é palpável. Então vamos mergulhar em seus campos imagéticos? Acompanhe 12 imagens que mostram a grande mudança de Berlim ao longo dos anos.

1. Bar Eldorado (1932 x 2019)

 2. Arredores do Muro de Berlim (1988 x 2019)

3. Passeio de bicicleta em Kreuzberg (1985 x 2018)

4. Zimmerstraße  / Checkpoint Charlie (1990 x 2018)

5. Rua Silbersteinstraße (1980 x 2018)

6. Portão de Brandemburgo (1983 x 2018)

7. Wall-Street Gallery (1990 x 2018)

8. Muro de Berlim (1987 x 2018)

9. Berlim Friedrichstraße (1986 x 2018)

10. Hermannplatz (1945 x 2018)

11. Altes Museum (1936 x 2019)

12. Centro Jacob e Wilhelm Grimm (1992 x 2019)

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+