10 problemas que você resolve com vinagre

POR Magno Oliver    EM Entretenimento      28/09/15 às 19h36

Esta matéria vai te dar uma outra visão sobre o que você já viu, conheceu, ouviu falar sobre o vinagre. Enganou-se quem achou que o líquido é uma utilidade apenas para o campo da culinária.

Ao contrário do que muita gente não sabia, o vinagre pode ser um aliado enorme para donos e donas de casa na parte de manutenção e cuidados. Você sabia que ele pode substituir até alguns produtos químicos?

Muitas dessas utilidades foram repassadas de geração a geração pelos nossos avós e por aí vai. Alguns destes truques que iremos mostrar pode ser conhecido por elas. Depois dessa matéria, temos certeza que você vai querer aumentar sua despensa com um estoque maior de vinagres.

Confira aí alguns problemas que podem ser resolvidos com o uso da substância:

1 - Retirar mau cheiro em potes de plástico

670px-Make-a-Mixture-to-Clean-Plastic-Step-2

Um erro muito comum por pessoas que fazem a limpeza de seus frascos plásticos é usar água sanitária. Os plásticos podem absorver a água sanitária e isso pode acabar atingindo os alimentos. Uma dica importante para que eles não fiquem com cheiro é lavar com detergente e água corrente, em seguida, seque e guarde-os destampados.

Quando o recipiente plástico estiver com algum tipo de odor, basta você colocar a vasilha em água morna e vinagre durante 15 minutos. Se caso o recipiente esteja em um mau cheiro grande, basta usar vinagre puro.

2 - Fazer a higienização da máquina de lavar a roupa

imagem-limpando-lavaroupas
A sua máquina de lavar roupa ficou com um cheirinho diferente? O vinagre também pode resolver. Para você dar uma geral na sua máquina, basta programar um ciclo completo colocando a água no nível máximo. Em seguida, você vai acrescentar 200 ml de vinagre branco. Se preferir, pode utilizar água sanitária.

3 - Limpar os calçados

DSC00723
Na falta de produtos de limpeza para o seu calçado, um bom e simples vinagre pode resolver o problema. Para dar uma geral em seu pisante, basta passar o vinagre nos calçados que foram usados e, em seguida, colocá-los no sol. O vinagre vai evitar que eles acumulem suor e criem fungos.

4 - Manchas de suor

Dicas-para-usar-vinagre-para-lavar-roupas1
O vinagre possui substâncias em sua composição que são capazes até de retirar as manchas de suor das suas roupas. Para você retirar o mau cheiro de suas roupas, basta deixar todas elas de molho em água morna e um pouco de vinagre.

5 - Acabar com os ácaros encontrados nos colchões e travesseiros

Limpeza-de-colchão-com-vinagre-e-alcool

O vinagre também é útil para acabar com ácaros e fungos das camas de sua casa. Para reduzir a quantidade desses seres indesejados, prepare uma mistura com três litros de água e adicione 200 ml de vinagre branco.

6 - Higienize o fogão e deixe-o novinho

boca_fogao

O fogão fica em um estado de calamidade depois que as pessoas preparam suas refeições. E o vinagre é uma boa opção para retirar a gordura e toda a sujeira impregnada no fogão. Para deixar ele com cara de novo, basta deixar um pouco dele sobre a gordura 15 minutos antes de começar a fazer limpeza.

7 - Retirar etiquetas de produtos novos

adesivo2
O vinagre também é um bom removedor de etiquetas. Alguns materiais não saem facilmente com água e sabão. Em objetos com superfície de porcelana, plástico, vidro, acrílico ou metal, basta você despejar água quente para que a cola da etiqueta derreta e o papel se solte. Para outros tipos de materiais, use detergente ou vinagre.

8 - Retirar o mau cheiro de tapetes e carpetes

Remover-mancha-de-café-de-tapetes-e-carpetes-0031
Para dar uma geral nos tapetes e carpetes da sua casa, espalhe bicarbonato de sódio sobre a superfície e, em seguida, passe o aspirador de pó. A mistura de vinagre branco e água eliminam odores de forma mais profunda. Você coloca três colheres de sopa de vinagre, para cada litro de água aplicando com pano de limpeza ou esponja.

9 - Substituto do amaciante

vinagre-amaciante
O vinagre também funciona como um ótimo substituto para o amaciante. Além de ser uma opção barata e natural. Utilizando o vinagre, as roupas vão ficar frescas, cheirosas e macias. Basta usar um copinho de vinagre.

10 - Limpar o rejunte mofado no banheiro

6df06353-1c63-4e07-b438-cf790f9ac4fd
Vinagre também serve para limpeza de azulejos e pisos. Uma boa quantidade do produto deixa sua casa novinha em folha. Misture bicarbonato e água quente e esfregue o rejunte usando um escovão. Para dar uma geral em pias, passe um pouco de pasta de bicarbonato e vinagre branco e deixe o produto agir por algumas horas.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+