O coração é um dos principais órgãos no corpo humano e também de um animal. Ele tem a função de bombear o sangue, de forma que circule por todo o sistema vascular sanguíneo através de sucessivos movimentos de contração e relaxamento. Em nós humanos, o coração tem uma massa entre 250 e 350 gramas e mede aproximadamente o tamanho de um punho. A importância do órgão é sabida por todos, assim como algumas das doenças mais comuns, que o afeta.
Todos sabem que cuidar da saúde como um todo é importante. E cuidar da saúde do coração é vital. E infelizmente, as doenças cardíacas são uma das maiores causas de mortes. Essas doenças, geralmente, se desenvolvem de maneira gradual por anos ou décadas.
A boa notícia é que elas podem ser evitadas com algumas mudanças no estilo de vida. Mostramos aqui alguns sinais para ficar de olho que podem dizer que você talvez possa ter problemas cardíacos.
Se você tiver feridas abertas ou úlceras nos seus pés é recomendável que se procure um médico. Porque isso pode ser um sinal de que sua aorta, que é a principal artéria do corpo, esteja bloqueada.
As cãibras são bem desagradáveis. E se você costuma tê-las nas nádegas, coxas ou panturrilhas isso pode ser um sintoma de doença oclusiva aortoilíaca.
Sentir dores no pé sem um motivo aparente também é um sinal para se ficar de olho. Porque isso pode ser um indicativo de doença oclusiva aortoilíaca.
A coloração do muco que sai ao tossir também pode dizer muito sobre sua saúde. Se a coloração for branca ou rosa isso pode ser por conta do acúmulo de líquido nos pulmões. Isso geralmente é um sinal de doença cardíaca.
Sentir uma dor incomum na mandíbula, nos dentes ou então no pescoço pode indicar que alguma coisa não está bem no seu coração. E é sempre bom procurar um médico.
Uma coisa que pode passar desapercebida, mas que é sempre bom notar é se os pelos da sua perna estão caindo. Essa queda de pelos pode ser um sinal de doença arterial periférica. Tal doença pode diminuir o fluxo sanguíneo.
Sentir que as pernas estão pesadas, doloridas, dormentes e fracas pode ser um sinal da doença arterial periférica.
O tanto de vezes que vamos ao banheiro também pode nos dizer várias coisas. Se você acha que tem ido com mais frequência ao banheiro durante a noite para fazer xixi, isso pode ser um sinal de problema cardíaco.
Se você percebe uma sensação de aperto persistente e severo na sua garganta, isso pode ser um sintoma de um ataque cardíaco. Se isso acontecer, o que você tem que fazer é manter a calma e ligar para o número de emergência.
Reter líquido pode levar a um aumento de peso de maneira repentina. E isso é causado pela insuficiência cardíaca. Esse ganho de peso pode ser entre 0,9 a 1,36 quilos em apenas 24 horas. Ou então 2,27 quilos ganhos em uma semana.