• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


11 projetos da Google que podem mudar o mundo

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      22/07/16 às 16h03

Quando pensamos em tecnologia, atualmente, não é muito difícil imaginarmos como as coisas seriam, entre designes e, até mesmo, nas formas como realmente funcionariam. Claro que, muitas pesquisas ainda estão, ao que sabemos, engatinhando e muito teremos pela frente.

Mas não é algo que deve ser deixado de lado para quando acontecer, pelo contrário, são projetos que merecem nossa atenção e cuidado. A companhia Alphabet, da Google, tem tantos projetos que você nunca imaginaria. São tantos que, por vezes, nem a própria empresa consegue administrá-los ao mesmo tempo.

Porém, há verdadeiras chances de esses projetos mudarem o mundo como o conhecemos e trazerem novas visões, em todos os âmbitos possíveis. O que nem sempre é ruim, mas será que são de tudo bons? Pensando na importância de termos consciência desses, e tantos outros, projetos, é que a redação do Ultra Curioso selecionou uma listinha com, apenas, 11 projetos da Google que podem mudar o mundo.

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem. Confira:

1 - Colher Google

Trata-se de uma colher que está sendo desenvolvida para judar as pessoas com Mal de Parkinson. Seu objetivo é diminuir os tremores, em média, até 76%. Facilitando a alimentação independente dessas pessoas. A colher foi projetada pelo Lift Labs, que a Google comprou em setembro de 2014, e agora está sendo executada pela Google X.

2 - Lentes de contato inteligentes

02

As lentes de contato inteligentes foram desenhadas para mudar completamente a forma como obtemos informções sobre nossa saúde. Esse projeto é executado pela Alphabet's Verily Company, que foi originalmente chamada de Google Life Sciences. As lentes seriam recarregadas através de luz solar e recolheriam constantemente dados biológicos da pessoa. Sensores incorporados às lentes podem recolher informações como temperatura corporal e teor alcoólico no sangue. As lentes também podem ter sensores de glicose para medir os níveis de açúcares em suas lágrimas.

3 - Carro com piloto automático

MOUNTAIN VIEW, CA - SEPTEMBER 25:  A bicyclist rides by a Google self-driving car at the Google headquarters on September 25, 2012 in Mountain View, California.  California Gov. Jerry Brown signed State Senate Bill 1298 that allows driverless cars to operate on public roads for testing purposes. The bill also calls for the Department of Motor Vehicles to adopt regulations that govern licensing, bonding, testing and operation of the driverless vehicles before January 2015.  (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)

Nesse caso, seria um carro que dispensa motorista. Cerca de 1,24 milhões de pessoas em todo o mundo morrem a cada ano em acidentes de carro. Esse número deverá subir para 2,2 milhões em 2030, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Mas, os carros sem condutor poderiam reduzir, e muito, o número de acidentes. De acordo com um estudo realizado pelo Eno Centre for Transportation, se 90% dos carros na estrada fossem autônomos, o número de acidentes, nos Estados Unidos, cairia de 6 milhões por ano para 1,3 milhões. Os carros sem motorista da Google já rodaram mais de 1.7 milhões de milhas, em modo autônomo, em 2009.

4 - Pílula que detecta câncer

04

A Alphabet também trabalha em uma pesquisa para o desenvolvimento de uma pílula capaz de detectar cancro. O time de pesquisas estão desenvolvendo minúsculas partículas magnéticas chamadas nanopartículas que podem anexar às células proteínas e outras moléculas. A Google X também está desenvolvendo um aparato que seria utilizado como um ímã capaz de contar as partículas de forma consistente. Proporcionando um sistema de alerta precoce de câncer.

5 - Inteligência artificial

05

Quando o sistema AlphaGo da Google's Al derrotou um campeão mundial no complexo jogo Go, recebeu um monte de elogios. Isso porque como Elon Musk, CEO da Tesla, apontou, especialistas na área levariam pelo menos 10 anos para alcançarem a mesma façanha. Se o sistem Al continuar avançando poderá abrir um mundo de possibilidades futuras, como a construção de máquinas conscientes.

6 - A missão de "curar a morte"

06

Administrados por Calico, uma empresa da Alphabet's, que representa a California Life Company, pesquisadores estão trabalhando em projetos que correlacionam genes com maiores expectativas de vida, em algumas pessoas. Ainda há pouquíssimas informações sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em Calico.

7 - Tecnologias genômicas

07

Cobrando uma taxa simbólica de 25 dólares por ano, a Google irá armazenar seu genoma na nuvem, como parte de um projeto para recolher milhões de genomas para ajudar em investigações científicas. Executado sob a Google X, o sistema poderá ajudar na coleta de "nuvens genoma de câncer", o que permitiria aos cientistas compartilhar informações e executar experimentos virtuais.

8 - Projetos científicos intensos

08

Como parte de um projeto chamado Baseline Study, a Alphabet está recolhendo informações genéticas anônimas e moleculares, começando com 175 pessoas, no objetivo de ir aumentando gradualmente o número para mais alguns milhares, de acordo com Wall Street Journal. A esperança é de que os dados ajudem os pesquisadores na detecção de doenças cardíacas, câncer e tantas outras.

9 - Turbinas de vento para energias renováveis

09

Também sob a execução da Google X, da Alphabet, Makani Power criou um dispositivo transportado por vias aéreas, chamado "energy kite" (pipa de energia), na intenção de criar energias renováveis. Uma "energy kite" é um tipo de avião equipado com rotores. Esses rotores tem o trabalho de fazer com que a pipa voe, uma vez no ar a força do vento farão com que os rotores trabalhem como turbinas individuais. Makani afirma que o sistema gera 50% mais energia do que as turbinas tradicionais e usam 90% menos material.

10 - Projeto Loon - Acesso à internet para áreas rurais

10

Esse projeto visa levar internet para todo e qualquer lugar do mundo, principalmente nas áreas mais remotas. E como a Google pretende fazer isso exatamente? Balões! Os balões voarão entre 60 e 90 mil pés de altura, ou duas a três vezes mais altos que a maioria dos aviões voam. Eles serão alimentados por energia solar, permitindo que voem por 100 dias, direto.

11 - Projeto Titan

11

Também se trata de um projeto para distribuição de internet ao redor do mundo. Mas, esse é através de um tipo de avião apelidado Titan Aerospace Solara 50. O avião pode ficar até cinco anos no ar, graças à sua envergadura revestidas por três mil células de bateria solar. Sundar Pichai, CEO da Google, disse que o conceito é usar os dois projetos, Loon e Titan, para fornecer cobertura de internet confiável para as mais de 4 bilhões de pessoas que não possuem acesso.

Então pessoal, o que acharam desses projetos? Interessantes, não? O que será mais que a Google reserva para nós? Afinal, esses são apenas alguns dos projetos que ela deixou que ficássemos sabendo. Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+