As décadas de 80 e 90 foram períodos turbulentos, de inflação crescente e políticas macroeconômicas caóticas. Foram tempos de vacas magras, crise no petróleo e por aí vai. A repercussão das avassaladoras crises externa e interna do início da década de 80 provocaram uma enorme insatisfação em todos os segmentos da sociedade, acirrando as tensões sociais que existiam no país.
Apesar de uma época complicada, tanto na política quanto no aspecto social, os anos 80 e 90 foram períodos bizarros, em se tratando de alguns pontos como permissão para algumas coisas e outras não. Comparando-se com o cenário atual, muita coisa que acontecia lá atrás, hoje, já é vista com outros olhos e com foco mais atento. Hoje se discute muito a questão da pedofilia, da objetificação da mulher e até a apologia ao crime ou mesmo a discussão sobre a redução da maioridade penal, coisas que não eram tão repercutidas naquela época.
Naqueles períodos, muitas coisas que não são “bem vistas” pela sociedade, atualmente, não tinham olhar de desaprovação e repúdio como hoje. Veja uma lista de coisas que eram permitidas no Brasil naquelas décadas e que hoje seriam reprovadas ou rejeitadas pela sociedade por conta de vários fatores e temáticas que elas abordam. Estamos falando de chamada para debate presidencial com os candidatos usando armas, assistentes de programa infantil sem camisa, apresentadora de programa para crianças com figurino ousado, entre outros.
Confira aí:
13 – As gincanas para a família brasileira nos programas de auditório
14 – As pessoas eram menos comportadas
15 – Não se reparava muito na mensagem da letra da música e se focava na diversão
16 – Os links ao vivos eram mais engraçados