O pé-grande e o Monstro do lado Ness podem ser, de longe, as criaturas mitológicas mais conhecidas no mundo, com um grupo composto de 14% dos americanos e um em cada cinco escoceses que juntos dividem as suas crenças nos mencionados monstros, respectivamente. Mas, apesar do seu reconhecimento, não chegam nem perto das criaturas mais assustadoras.

Os mitos e histórias fantasiosas, como a de Pegasus - Cavalo voador - criada pelos gregos antigos, podem rodar o mundo como nada mais, nada menos, que fantasias, sem um motivo aparente, mas, contos assustadores, compostos por bestas e demônios, sempre cercaram o nosso mundo, fosse em lendas populares, próprias de uma região específica, ou religiões mundialmente conhecidas, com o intuito de garantir que as pessoas desenvolvessem uma bússola moral e ética, visando atingir o comportamento social esperado.

15 - Pishacha

Considerado uma espécie de vampiro indiano, o Pishacha é uma criatura desenvolvida devido as falhas humanas, como a raiva, crimes violentos. No mito a criatura é contaminada por Hanseníase e se alimenta de carne humana. A lenda diz que para se encontrar e capturar um Pishacha deve-se procurar em cemitérios ou cruzamento mais próximo do local, além de ter muita água benta, já que esta não tem efeito definitivo sobre a criatura.

14 - Ciclope

Descrito, basicamente, como um monstro gigante de um olho, o ciclope está entre as criaturas mais conhecidas da mitologia grega. Polifemo, o mais conhecido da espécie, foi cegado pelo herói Odisseu, na história de Odisseia, escrita por Homero. A lenda conta que Polifeno teria se apaixonado por Galatea, uma Ninfa, que após rejeitá-lo fez com que ele se vingasse matando seu rival, ao bater seu corpo contra uma rocha gigante. Em uma guerra contra os Titãs, foram mencionados também, outros Ciclopes da lenda grega como os deuses da tempestade Arges, Steropes e Brontes, que lutaram ao lado de Zeus.

13 - Nuckelavee

Com origem nas Ilhas Órcades, ao norte da Escócia, Nuckelavee é uma criatura metade humana e metade cavalo, que, diferente do Centauros, não substitui a cabeça do cavalo por sua metade humana, nem é amigável como tal. A criatura pode destruir colheitas e matar animais apenas com sua respiração e é, ainda hoje, o monstro mais temido das ilhas escocesas, e seu nome não é pronunciado sem ser acompanhado por uma oração de proteção. A única forma de escapar da criatura seria atravessar um rio ou uma corrente, já que o ponto fraco do demônio é a água doce.

12 - Vetala

Publicidade
continue a leitura

Outra criatura pertencente a mitologia indiana, a Vetala se trata de um demônio nascido entre o cruzamento de um vampiro com um fantasma, sendo uma espécie de espírito preso entre o mundo dos vivos e dos mortos. Muitas das vezes a criatura é criada por causa de um ritual funerário mal feito. Essas criaturas tendem a habitar cemitérios e funerárias, já que possuem a habilidade de possuir os corpos dos cadáveres. A forma para deter as Vetalas consiste em aplicar os rituais funerários que foram ignorados.

11 - Black Shuck

Black Shuck é um grande cão (ou lobo) preto, de olhos flamejantes, conhecido nas partes orientais da Inglaterra. A criatura possui três versões diferente, podendo ter seus olhos vermelhos, verdes, ou ter apenas um dos olhos (independente da cor). O relato mais conhecido que alega ter visto a besta se passou em 1577, quanto esta teria entrado pelas portas de uma igreja local, matando dois homens da congregação, deixando marcas na porta ao fugir. Dizem que as marcas ainda podem ser vistas no local.

10 - Medusa

Outra das criaturas mais conhecidas da mitologia grega, Medusa, era uma das três irmãs Górgonas, que, teve seu belo cabelo dourado transformado em cobras como uma forma de castigo após quebrar seus votos de celibato, feitos quando era sacerdotisa. Medusa é conhecida por transformar qualquer um que olhar em seus olhos em pedra, além de ter cobras no lugar dos cabelos, e foi morta por Perseus, que através do seu escudo polido com um espelho, foi capaz de usar seu poder contra ela, ao se olhar no espelho, se transformando em pedra, assim como suas vítimas.

9 - Abaddon

Com uma aparição no Livro do Apocalipse, Abaddon é um anjo caído, conhecido também como "O Destroyer" e o "Anjo do Abismo", por governar o cavaleiro demoníaco que saiu do abismo em João sobre o fim dos dias. Ele é responsável por uma praga de gafanhotos demoníacos. Sua aparição também está entre as escrituras judaicas e se tornou uma comum figura da cultura popular.

8 - Chupa-cabra

Publicidade
continue a leitura

Sua primeira aparição foi em Porto Rico, em 1995, sendo detectada em vários países em toda a América Central. Desde então se espalhou a lenda até a Rússia e as Filipinas. A criatura mitológica seria a responsável por uma série de ataques misteriosos contra animais, encontrados com o sangue drenado e apenas dois furos na região do pescoço. Testemunhas afirmam ter visto a criatura e relatam sua aparência como a de um réptil de olhos vermelhos e grandes dentes caninos.

7 - Black Annis

Atribuída a um demônio que leva crianças mal comportadas, é uma história contada frequentemente no centro da Inglaterra, para que as crianças se comportem melhor. Black Annis é uma bruxa que vive escondida em cavernas, esperando o momento certo para roubar crianças desavisadas e desprotegidas. Seus métodos consistem em comer a carne das crianças roubadas e usar sua pele para fazer roupas, embora versões modernas coloquem sua área de captura apenas nas proximidades das cavernas.

6 - Dybbuk

Preso entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos, o Dybbuk precisa habitar um ser vivo para permanecer na Terra. Os seres vivos para os quais eles estão aptos a possuir incluem, além de seres humanos, plantas e insetos, apesar da maioria desses demônios terem um espírito maligno e preferirem habitar corpos humanos. Para retirá-los do corpo habitado é necessário que este seja exorcizado, precisando primeiro descobrir porque o corpo foi escolhido, através de uma conversa com o espírito.

5 - Minotauro

O Minotauro, pertencente a Grécia antiga, é um monstro com a cabeça de um touro e o corpo de homem. Conta-se que a criatura foi presa em um labirinto sendo alimentada por oferendas de homens e mulheres jovens, com o intuito de mantê-lo bem e feliz, para então se assegurar de que o povo da Grécia ficaria a salvo. O Minotauro teria sido morto, posteriormente, por Teseu que, com a ajuda de uma bola de linha, presenteada por Ariadne, foi capaz de traçar seu caminho de volta, para fora do labirinto.

Publicidade
continue a leitura

4 - Súcubo

Assumindo a forma de uma mulher humana, Súcubo tem o objetivo de seduzir os homens para, em seguida, drenar suas vidas. As versões mais modernas descrevem as Súcubos como belas mulheres, para que se consigam atrair suas presas, porém, no passado, eram consideradas demônios sem nenhuma beleza, conseguindo suas vítimas através dos seus poderes demoníacos. Afirma-se que, para sua procriação, eram coletados os espermas dos homens conquistados, para que então as mulheres concebessem mais demônios.

3 - Gênio

O Gênio, conhecido também como Djinni, são espíritos do Oriente Médio mencionados também no Alcorão. Eles foram adotados pela religião islâmica como sua versão dos demônios cristãos. De acordo com o Alcorão, os espíritos podem ser bons ou maus, permitindo que bandidos tenham um incrível poder nas mãos. Esses espíritos são invisíveis para os humanos, a menos que estes desejem ser vistos por alguém, podendo, também voar, assumir formas humanas ou animais, além de ser imune a armas humanas.

2 - Hidra

Uma criatura da mitologia grega e romana antiga, a Hidra vivia no lago de Lerna e tinha a aparência de uma cobra gigante de múltiplas cabeças. A criatura possuía uma regeneração dupla, fazendo com que cada cabeça cortada se transformasse em duas, ficando, consequentemente, mais forte na medida em que tentavam destruí-la. Foi Hercoles quem finalmente conseguiu matar o monstro, ao descobrir que os pescoços decapitados que fossem cauterizados não voltariam a crescer, matando então, após cortar todas as suas cabeças, a tão temida criatura.

1 - Lemures

Temidos pelos cidadãos romanos, os Lemures eram considerados os espíritos dos mortos que por algum motivo, não tiveram um funeral adequado, sendo incapaz de passar para a vida após a morte. Carregado por uma série de superstições, para afastar as criaturas, incluíam oferendas de alimentos negros, como feijões pretos, na tentativa de afasta-los, jogando os feijões sobre os ombros.

Algumas das criaturas são mais conhecidas do que outras mas, com certeza, todas elas são aterrorizantes e temidas em algum lugar. As mitologias fazem parte da história humana e serviram, em sua maioria, para um proposito de socialização e comportamento, ou para justificar acontecimentos inexplicáveis e aparições sobrenaturais.

E então, qual dessas criaturas mitológicas parece mais assustadora para você?

Publicado em: 08/11/17 14h21