icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Patente bizarra da Apple fala de airpods autoconscientes

POR Bruno Dias EM Ciência e Tecnologia 14/08/20 às 15h07

capa do post Patente bizarra da Apple fala de airpods autoconscientes

Se existe uma coisa que acompanha você durante quase todos os dias, e provavelmente só perde para o seu celular, é o seu fone de ouvido. Aquele famoso aparelhinho, que pode custar preços surreais, e que te traz tantas alegrias e te ajuda a escutar sua música preferida sem que ninguém seja atrapalhado na rua.

Os fones de ouvido costumam ser companheiros para muitas situações, principalmente aquelas em que queremos escapar do mundo e nos conectar só com nós mesmos. Colocamos os fones e o mundo ao nosso redor parece sumir, ou pelo menos, diminuirmos o volume das coisas que não queremos ouvir e focamos naquilo que estamos fazendo.

E conforme a tecnologia dos celulares e dos próprios fones de ouvido vai aumentando, seu uso também aumenta. Os fones de ouvido são extremamente convenientes em várias situações. E os fones sem fio fizeram uma verdadeira revolução nesses acessórios.

Apple

Uma das empresas de tecnologia que todos sempre olham para ver novidades é a Apple. Desde a invenção do iPhone a empresa lançou várias outras coisas que são o sonho de consumo de muita gente.

E não estamos falando somente de celulares e dispositivos que tocam músicas. Os fones de ouvido da empresa, os chamados AirPods, não têm tanto tempo no mercado e já revolucionaram a indústria e são o sonho de quase todos.

Como a Apple está sempre inovando, uma nova patente registrada por ela chamou a atenção. A empresa registrou uma patente que tornaria os AirPods muito mais autoconscientes.

Essa autoconsciência não seria num nível tão alto de revolução da inteligência artificial. Ao invés disso, segundo o Business Insider, essa tecnologia iria dar aos AirPods a capacidade de ajustar automaticamente o volume e o equilíbrio de áudio. Isso seria feito com base onde a pessoa está e o que ela está fazendo no momento.

AirPods

O sistema dos fones de ouvido iria tentar descobrir o que a pessoa está fazendo tomando como base a localização em que ela está e os ruídos que tenham ao seu redor. E então, ajustaria o áudio de acordo com o ambiente.

Por exemplo, se a pessoa estiver andando na calçada o volume do ouvido que estiver mais perto da rua pode ser um pouco menor. Isso claro para que a pessoa não entre no meio dos carros, ou que esteja alerta para qualquer barulho que tenha que ouvir para se desviar. Enquanto o volume do outro ouvido continuará inalterado.

Entretanto, fazer a patente não quer dizer que a empresa irá realmente desenvolver aquele produto. Grandes empresas como a Apple têm o costume de registrarem patentes incomuns que não pretendem seguir. Elas fazem isso para reivindicar propriedade intelectual ou então para que se algum dia aquela ideia se torne possível e útil eles já terem registrado.

O futuro pode nos presentear com AirPods super inteligentes? Pode ser que sim. Mas não existem garantias que esse projeto sairá do papel. Ou que ele tenha sido, na verdade, um sonho louco de algum engenheiro da empresa.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest