15 espécies das maiores criaturas bizarras que habitam o fundo do oceano

POR Magno Oliver    EM Mundo Animal      01/06/15 às 20h58

Embora nos dias de hoje todo mundo está obcecado com zumbis e alienígenas, algumas das criaturas mais estranhas e terríveis no universo paíram por aí e habitam a superfície ou profundezas das ondas dos oceanos de nosso próprio planeta. No ambiente das profundezas negras do oceano, onde a pressão pode ser dezenas de vezes maior do que a do nível do mar, você pode muito bem encontrar um destes habitantes com a aparência para lá de esquisitas nadando por aí.

Você vai até se assustar com alguns deles devido à aparência diferente dos outros animais marinhos e peixes que você está habituado a ver. Vamos lhe mostrar 15 criaturas do mar profundo mais aterrorizantes que habitam a Terra.

1. Dragonfish

dragonfish

Esse é um peixe que começa sua vida na superfície do oceano por conta de seu ovo ser flutuante. Mesmo assim, são encontrados em profundidades de cerca de 2 km. Ele é capaz de produzir sua própria luz, utilizando um método chamado bioluminescência.

2. Tubarão Frilled

frilled
Considerado um fóssil vivo, os cientistas especulam que este tubarão captura a sua presa, dobrando seu corpo e se lançando para frente como uma cobra enquanto continua engolindo toda a sua vítima.

3. Vampiro Squid

vampiresquid
Este animal com os olhos bastante chamativos nasceu para viver nas profundezas. E ao que aparenta, olhando pela sua parte inferior, ele não é um sugador de sangue, de fato seus tentáculos mal tem pinças em tudo. O nome na verdade vem de seus olhos intensamente vermelhos, como os de um vampiro.

4. Big Red Jellyfish

bigred

Esta surpreendentemente grande água-viva pode crescer para atingir mais de 1 metro de comprimento e, como você pode ter deduzido a partir do nome bastante simples, ela carrega uma ligeira coloração vermelha. Em vez de tentáculos, esta água-viva em alto mar utiliza uma série de carnudas, uma espécie de "braços alimentadores" para capturar suas presas.

5. Lula Gigante

giantsquid

Raramente vista por olhos humanos, a lula gigante tem sido durante séculos um animal que recebeu a nomeação de lenda.  Com uma moradia profundamente abaixo das ondas, seu único predador verdadeiro é o cachalote. Na verdade, os dois são famosos por suas batalhas de profundidade e as suas carcaças são muitas vezes encontradas com os sinais do combate mortal em seus corpos.

6. Coffinfish

coffinfish

Semelhante a uma rosa, esses caçadores de profundidade são algo como um cruzamento entre baiacu e tamboril. Apesar de atrair suas presas usando uma saliência carnosa, eles são capazes de se soprar quando se sentem ameaçados.

7. Isopod gigante

giantisopod

Ao contrário das outras criaturas nesta lista, o Isopod é permanentemente obrigado a se rastejar ao longo do fundo do oceano, principalmente as águas frias e escuras do Atlântico Norte e do Círculo Ártico.

8. Stargazer

stargazer

Com ambos os seus olhos e boca localizados no topo de sua cabeça, estes peixes se enterram na areia e saltam para cima para atacar suas presas enquanto nadam por aí. Além disso, muitas espécies são elétricas e capazes de emitir choques letais.

9. Quimera

chimaera

Esse animal não deve ser confundido com a quimera da mitologia grega. Essas criaturas são também conhecidas como tubarões de fantasmas, hoje, estão confinadas em águas profundas do oceano.

10. Amphipod

amphipod
Embora estes pequenos crustáceos aparente ser bichos de tamanho enorme, o tamanho de cada um deles gira em torno de uma polegada. Eles podem crescer até um pé de comprimento e habitam o fundo do Oceano Pacífico, a cerca de 6 km sob as ondas.

11. Pacific Blackdragon

blackdragon

Este predador em formato de vara tem o seu nome justificado por uma razão. O motivo é que a maioria de suas presas são bioluminescentes, e seu estômago é projetado para evitar que a luz que irradia através do alimento obtido não ultrapasse o seu corpo e nenhum outro inimigo aviste tal ação.

12. Polvo de Dumbo

dumbo

Nomeado em homenagem ao elefante do filme da Disney, este polvo não é necessariamente tão aterrorizante quanto o tubarão folho mas é muito estranho para não incluir nesta lista.

13. Tamboril

fangtooth

Nomeado após a sua técnica de caça, o tamboril usa um crescimento carnudo saindo da parte superior de sua cabeça como uma isca para atrair suas presas.

14. Gulper Eel

gulper
Também conhecida como a enguia pelicano, esta é provavelmente uma das mais estranhas criaturas que procuram por alimento à espreita nas profundezas das águas frias. Com uma enorme boca para facilitar na digestão de seus alimentos, ela é capaz de engolir as coisas muito, mas muito maior do que em si.

15. Polvo rodeado azul

octopus
O polvo rodeado azul é facilmente um dos animais mais perigosos no oceano, apesar dessa aparência de animal inofensivo. O seu veneno é extremamente potente e como não há nenhum antídoto, é certamente uma boa ideia você manter distância quando estiver perto de um bicho desses.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+