Mundo Afora

17 fatos fascinantes sobre a Estônia

0

A Estônia é um pequeno país europeu, com cerca de 1,5 milhão de habitantes. O país é jovem e conquistou a independência apenas em 1991. Até esse período, eles estavam anexados à antiga União Soviética. Após conquistar a tão sonhada liberdade, o país não tinha recursos específicos e então decidiu investir nas inovações tecnológicas.

O país é atualmente um dos mais avançados em termos de tecnologia e tem excelentes índices quando o assunto é educação, economia e vida política.

Confira agora alguns fatos fascinantes que vão te deixar com vontade de visitar a Estônia!

Fatos fascinantes sobre a Estônia

1 – O país é um dos mais avançados tecnologicamente. Isso inclusive rendeu um apelido a Estônia de “e-Estônia”.

2 – Programação, tecnologia e robótica são ensinados desde o ensino básico nas escolas estonianas.

3 – A Estônia é um dos países menos religiosos do mundo. Mais da metade do país declara não ter uma religião.

4 – A Estônia não é um país de grandes extensões. Tem pouco mais de 45 mil quilômetros quadrados e é um pouco menor que o estado de Belo Horizonte.

5 – Quando conseguiu independência da URSS, a Estônia investiu pesado na tecnologia. Atualmente quase todos os habitantes do país têm acesso a internet. Dados de 2016, mostram que 91,4% da população tinha acesso a rede.

6 – A capital do país, Tallin, é considerada a cidade medieval mais preservada de toda a Europa.

7 – Há rede Wi-Fi por todo o país, inclusive nos bosques. Eles investem muito na ampliação da rede e no acesso a internet.

8 – Quase tudo é feito online. Os estonianos têm um cartão de identificação com chip que tem inúmeras utilidades. Carteira de motorista, vale transporte, crachá. Serve também para checar seu histórico médico e até para votar, uma espécie de título de eleitor.

9 – A cidade guarda um segredo em seu subsolo. Uma cidade subterrânea que foi construída há 300 anos atrás.

10 – Todos os cidadãos têm acesso ao transporte público gratuito

11 – Revolução Cantada é como são chamados os eventos que levaram à independência do país. Isso, porque eles cantavam músicas nacionais e hinos patrióticos que eram proibidos.

12 – As pessoas não precisam comparecer presencialmente aos cartórios. A presença física só é necessária em casos de casamento, divórcio ou transferência de imóveis.

13 – As bebidas alcoólicas são vendidas em um horário específico, das 10 horas da manhã até as 10 da noite.

14 – Os supermercados também são tecnológicos e você pode passar sua própria compra em uma espécie de caixa eletrônico. Onde o próprio cliente passa as compras e pesa as coisas que selecionou. Em raras ocasiões alguém checa os itens e quando isso ocorre, e tudo está correto, a pessoa ainda leva um chocolate como cortesia!

15 – É muito simples se tornar um residente do país. Basta realizar a inscrição online e pronto. O E-residências facilita a vida de quem quer abrir um empreendimento local no país mesmo sem estar nele, entre outras inúmeras vantagens.

16 – O país investe pesado não apenas na tecnologia, mas também em educação. Cerca de 99,8% de toda a população é alfabetizada.

17 – O país é dono da farmácia mais velha do mundo, o estabelecimento foi aberto em 1422.

7 fatos médicos que vão te chocar

Matéria anterior

Trailer de X-Men: Fênix Negra indica morte de importante personagem

Próxima matéria

Mais em Mundo Afora

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.