• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 animes que até quem não gosta de animes vai amar

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      21/02/17 às 17h56

A Terra do Sol Nascente proporciona muitas alegrias para o resto do mundo. Embora para o ocidente a cultura nipônica seja, muitas vezes, bastante exótica, nada nos impede de nutrir grandes admirações pelo lugar e sua arte. Exemplo disso são suas animações.

Conhecidas como animes, essas produções são um sucesso tanto em seu país de origem quanto além de suas fronteiras. Obras como Dragon Ball, Naruto, One Peace e Pokémon conseguiram o feito de ganhar milhões de fãs pelo mundo. Apesar da grande popularidade por diferentes regiões, os animes, assim como muitas animações ocidentais, são vistos com algo infantil e bobo. Na pior das hipóteses, há quem pense que todos se parecem com Dragon Ball.

Aqueles que já acompanham as produções japonesas sabem que não é bem assim. Para começar, existe toda uma variedade de animes, com gêneros para agradar todos os gostos, desde comédias românticas a dramas, passando por terror, ficção científica, épicos e até mesmo hentais (aqueles para maiores de idade). Ou seja, esse senso comum de que anime é tudo a mesma coisa já é uma furada.

Os fãs dessa arte ainda precisam lidar com a crença de que animes são voltados ao público infantil, outro engano. Existem produções com temas tão complexos, estimulantes e cheios de referências quanto filmes de Woody Allen ou David Fincher. Para tentar quebrar um pouco este estigma, a Fatos Nerd separou alguns exemplos de animes que, mesmo as pessoas que não são adeptas do estilo vão, no mínimo, dar uma chance. Apenas para esclarecer, optamos aqui por deixar os nomes na forma como são distribuídos internacionalmente, ou seja, em língua inglesa.

1 - Attack on Titan

No anime, os Titãs são criaturas gigantescas de origem desconhecida que caçam humanos. Por esse motivo a humanidade está escassa. As pessoas vivem em áreas semelhantes a antigos feudos, com divisão de classes e cercadas por enormes muralhas. Para tentar proteger o que resta da humanidade, é criado um exército especial para derrotar tais criaturas.

O anime possui um tom mais denso, com personagens intrigantes, fortes e com histórias de arrepiar. Os primeiros quatro episódios podem parecer confusos ou um pouco mais lentos, mas conforme a narrativa avança o espectador recebe algumas respostas - assim como algumas informações para formar teorias e ansiar por mais episódios. O anime está em sua segunda temporada e, devido ao seu grande sucesso, ganhou adaptação live action em 2015, com dois filmes produzidos.

2 - Ghost in the Shell

O anime trabalha com elementos cyberpunk e tem como cenário uma suposta Tóquio no ano de 2029, em um cenário no qual é possível fundir o cérebro humano à máquinas. A história tem como protagonista Kusanagi Motoko, conhecida como Major por sua alta capacidade de combinar recursos e obter o máximo de eficácia em combates. Ela lidera uma equipe especial, a qual precisa lidar com o crescente problema de fusões entre humanos e máquinas que saem do controle. O anime aborda diversos temas complexos, como questões existenciais, direitos humanos, ética, tecnologia e desenvolvimento de inteligências artificiais. O sucesso é tanto que Hollywood se rendeu à história.

3 - Paranoia Agent

A história de Paranoia Agent gira em torno da sociedade de Musashino, uma cidade afetada por constante ataques de um menino com patins e um taco dourado de baseball. O anime mostra a consequência dos ataques na vida das vítimas e aborda questões sérias como culpa e responsabilidade, além de manter o espectador no suspense constante.

4 - Trigun

A história acompanha as aventuras de Vash, um humanoide caçador de recompensas. Por mais bem intencionado que o personagem seja, ele normalmente acaba se envolvendo em confusões nos lugares que chega. Apesar da violência, o anime se sustenta com o humor e carisma de seu protagonista, que lembra heróis como Star Lord de Guardiões da Galáxia e Malcom de Firefly, principalmente este último, já que ele também é um pistoleiro.

5 - Hellsing

Nesse anime acompanhamos o vampiro original, Alucard, como um prisioneiro da família Hellsing. Embora Alucard não goste de ser mantido na coleira, ele sabe aproveitar as caçadas, passando terror para suas vítimas e deixando rastros de sangue pelo caminho.

6 - Death Note

Talvez o nome mais famoso da lista, Death Note é um anime que levanta a seguinte questão: o que você faria se tivesse o poder de matar qualquer pessoa? Tudo acontece porque Ryuk, um Shinigami (termo japonês para Deus da Morte), muito entediado, deixa cair na Terra seu caderno apenas para ver o caos acontecer. A história mostra como o adolescente Light Yagami (também conhecido como Kira) lida com todo esse poder depois de encontrar o caderno de Ryuk.

7 - Monster

Diferente dos outros títulos acima, esse anime praticamente não trabalha com temas sobrenaturais, fantasias ou ficção cientifica. A história explora problemas psicológicos, séries de investigações e grandes mistérios, além de levantar questionamentos complexos sobre a natureza humana.

Se você é daquelas pessoas que não aguenta nem ouvir falar em anime, escolha ao menos dois animes da lista, dê uma chance a eles. Você pode até não se transformar em um otaku, mas sairá do senso comum de que anime é coisa de criança ou que são todos iguais. Já aos que assistem, o que acharam da lista? Mais algum deveria fazer parte dela?

Lembrando de que não temos a intenção de impor verdades, desrespeitar e nem ofender ninguém, apenas de informar, instigar e entreter mentes curiosas.

Próxima Matéria
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+